Megalopolis: Projeto ambicioso de Francis Ford Coppola encerra filmagens

As filmagens de “Megalopolis”, projeto ambicioso que o diretor Francis Ford Coppola (“O Poderoso Chefão”) está bancando do próprio bolso, foram encerradas. O anúncio foi feito na perfil oficial do filme no […]

Divulgação/Francis Ford Coppola

As filmagens de “Megalopolis”, projeto ambicioso que o diretor Francis Ford Coppola (“O Poderoso Chefão”) está bancando do próprio bolso, foram encerradas. O anúncio foi feito na perfil oficial do filme no Instagram, em uma postagem em que é possível ver uma claquete gigantesca com o nome do filme.

O fim das filmagens é uma boa notícia para a produção, que estava passando por diversos problemas financeiros. Em certo momento, foi necessário trocar boa parte da equipe técnica e mudar o estilo de efeitos especiais que seriam usados no filme, para reduzir os custos.

As demissões feitas pelo diretor para se manter dentro do orçamento incluíram o supervisor de efeitos especiais Mark Russell (“Em Um Bairro de Nova York”), a designer de produção Beth Mickle (“O Esquadrão Suicida”) e o diretor de arte David Scott (“Homem Aranha: Sem Volta para Casa”).

Porém, apesar dos problemas e até da ameaça de um processo judicial por parte do Sindicado dos Diretores de Arte, Coppola e o protagonista Adam Driver (“Star Wars: O Despertar da Força”) afirmavam que a produção não estava sendo afetada.

“Está tudo bem aqui! Não tenho certeza de qual set você está falando! Eu não reconheço esse! Eu já estive em sets caóticos e esse está longe disso”, disse Driver ao site IndieWire em janeiro. “O ambiente que está sendo criado por Francis é de foco e inspiração. Por enquanto, estamos no cronograma, fazendo nossas diárias e, honestamente, tem sido uma das melhores experiências de filmagem que já tive”.

Vale lembrar que Coppola não é alheio a problemas de produção. Filmes como “O Poderoso Chefão” (1972) e, principalmente, “Apocalypse Now” (1979) enfrentaram inúmeros percalços, mas a qualidade do produto final acabou justificando a dificuldade ao longo do caminho. O problema é que as vezes o resultado nem sempre compensa do ponto de vista financeiro. Em 1981, o diretor financiou o filme “O Fundo do Coração”, que foi um fracasso de bilheteria, mas impressionou esteticamente, seguido por “Cotton Club” (1984), que custou ainda mais e deu prejuízo maior, desta vez com menos adeptos entre a crítica.

A trama de “Megalopolis” vai acompanhar um arquiteto que busca reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre. Fontes dizem que Coppola inicialmente empregou uma nova tecnologia de efeitos especiais semelhante à usada em “The Mandalorian”. Mas, à medida que os custos aumentaram, ele teria mudado para uma abordagem tradicional (usando tela verde e CGI). “Não há uma boa resposta aqui”, disse um executivo de produção. “[Coppola] vai gastar muito mais dinheiro do que pretendia. Você pode imaginar o quanto ele já investiu. Seria uma pílula muito amarga não terminá-lo.”

Parte do orçamento também pode ter sido gasto nos salários dos atores, visto que o filme reuniu um elenco de peso formado por Adam Driver (“Casa Gucci”), Aubrey Plaza (“The White Lotus”), Forest Whitaker (“Pantera Negra”), Nathalie Emmanuel (“Velozes e Furiosos 9”), Jon Voight (“Ray Donovan”), Shia LaBeouf (“Ninfomaníaca”), Giancarlo Esposito (“Caleidoscópio”), Jason Schwartzman (“Fargo”), Talia Shire (“Rocky: Um Lutador”), Dustin Hoffman (“Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”) e Laurence Fishburne (“Matrix”).

“Megalopolis” ainda não tem previsão de estreia.