Marvel busca responsável por vazar roteiro de “Homem-Formiga”, que pode estar no Brasil

Antes do ser lançado oficialmente nos EUA, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” teve uma transcrição de 63 páginas de diálogos do filme vazados na internet no dia 16 de fevereiro deste ano, […]

Divulgação/Marvel

Antes do ser lançado oficialmente nos EUA, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” teve uma transcrição de 63 páginas de diálogos do filme vazados na internet no dia 16 de fevereiro deste ano, através de uma thread no Reddit, que apontava para um link no Google Docs. Agora a Marvel está na cola do Reddit e do Google para tentar descobrir quem são os usuários responsáveis pelo vazamento do roteiro do filme.

Na última sexta-feira (10/3), a empresa entrou com um pedido em tribunal federal baseado no Digital Millennium Copyright Act, lei norte-americana sobre direitos autorais, exigindo que ambos os sites revelem as identidades dos envolvidos nas ilegalidades.

Após descobrir a existência do documento com os diálogos da continuação de “Homem-Formiga”, a Disney conseguiu derrubar o conteúdo rapidamente, mas ainda não sabe quem foram os autores das postagens.

Tudo começou com um usuário chamado “Vision”, que teria postado o link para o Google Docs. No post do Reddit, ele explicou que o vazamento foi baseado em um arquivo de legenda estrangeiro, que foi traduzido para o inglês. O link teria sido removido no mesmo dia em que foi postado.

Por enquanto, Reddit e Google ainda não declararam se pretendem se defender de alguma maneira das exigências feitas pela Marvel e pela Disney. Todavia, o fórum já afirmou o seguinte: “O Reddit está comprometido a proteger a privacidade dos usuários. Nós temos processos rigorosos para avaliar solicitações legais e contestar quando apropriado”.

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” é um dos piores filmes da Marvel segundo a crítica especializada. A obra arrecadou US$ 198 milhões no mercado interno até seu quarto fim de semana de lançamento, superando o original “Homem-Formiga” (US$ 180 milhões), mas ficou muito abaixo da média de faturamento das produções do estúdio.

O diálogo do filme que vazou online foi editado e exibido em uma interface da web em português, de acordo com o site de notícias sobre pirataria TorrentFreak, que noticiou pela primeira vez o processo judicial da Marvel. O relatório também citou evidências da “probabilidade de que o texto fosse destinado ao uso em legendas”. Mas como foi disponibilizado antes da estreia do longa, não seria trabalho de fãs ou piratas, mas de profissionais envolvidos na legendagem do longa para um mercado de língua portuguesa, como o Brasil.

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” estreou justamente em 16 de fevereiro no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.