Klara Castanho emociona no “Altas Horas”: “Forçada a falar o pior que aconteceu na minha vida”

Klara Castanho chorou durante o programa “Altas Horas” exibido na noite de sábado (4/3) pela Globo, ao desabafar sobre o caso de estupro e exposição de sua gravidez que ocorreram no ano […]

Divulgação/Globo

Klara Castanho chorou durante o programa “Altas Horas” exibido na noite de sábado (4/3) pela Globo, ao desabafar sobre o caso de estupro e exposição de sua gravidez que ocorreram no ano passado. Foi a primeira vez que a atriz de 22 anos falou sobre o assunto em um programa de TV.

Consciente de que era o tema sobre o qual o público tinha mais curiosidade, ela abriu o programa de Serginho Groisman com o assunto. “Sei que é um assunto latente. Por ser a minha primeira vez publicamente, é o que as pessoas querem saber”.

“Eu nunca imaginei que eu teria que falar e lidar com isso fora do grupo das pessoas que foram involuntariamente incluídas, minha família. Recebi muito acolhimento, as pessoas foram muito gentis. Tenho uma rede de apoio maravilhosa”, ela contou.

O caso veio à tona em 24 de maio do ano passado, quando Matheus Baldi escreveu em suas redes sociais que Klara tinha dado à luz uma criança. A pedido da própria atriz, esse post foi apagado. Mas aí o colunista Leo Dias revelou saber de uma informação “inacreditável” sobre uma atriz, ao participar do programa “The Noite” de 16 de junho.

Ele afirmou que a “conta” dela iria chegar, pois o caso “envolve vidas” e “carma”, e teria sido maldade. Pegando carona no tema, Antonia Fontenelle resolver dar mais detalhes, revelando que “uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção”. “Ela não quis olhar para o rosto da criança”, afirmou a YouTuber, que classificou a história como “monstruosa” e crime. “Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar para o acaso é crime, sim, só acha bonitinho essa história de adoção quem nunca foi em um abrigo, ademais quando se trata de uma criança negra. O nome disso é abandono de incapaz”, declarou.

Tudo isso levou Klara Castanho a fazer um post nas suas redes sociais explicando que havia sofrido uma violência sexual, mas não reportou o ocorrido à polícia por sentir “vergonha e culpa”. Acreditava que se fingisse que nada aconteceu, “talvez esquecesse”.

A descoberta da gravidez veio ao passar mal. Porém, o médico que a atendeu não se solidarizou com sua dor, mesmo sabendo da história. Ela afirmou que seria incapaz de criar um filho fruto de estupro, então optou pela doação do bebê e fez todos os procedimentos legais.

Entretanto, quando teve a criança, ela diz ter sido ameaçada por uma enfermeira, que quis levar o caso a público por meio da imprensa. Foi assim que a gravidez acabou vazando.

Desde então, ela procurou se manter afastada da mídia. “Foi um período de recolhimento voluntário, depois de tudo o que aconteceu no ano passado”, disse ela. “Depois de tudo o que aconteceu cheguei ao meu limite do que podia e conseguia falar. Eu fui forçada a falar a pior coisa que aconteceu na minha vida. Tive a sorte de ter acolhimento de pessoas maravilhosas”.

A artista ressaltou a importância do acompanhamento psicológico e disse que seu caso “mostrou que a internet deixou de ser terra de ninguém” após a identificação de diversos ataques que sofreu de supostos anônimos, induzidos ao pior pelos colunistas e youtubers.

“Viver na época das redes sociais é terrível. As pessoas pensam que podem tudo só porque está atrás de uma tela preta. A falta de compaixão é cada vez mais explícita. Minha história foi contada de uma forma torta, mas ainda bem tive a minha voz. Muitas pessoas leram uma manchete e não queriam entender o que estava acontecendo”, desabafou.

Ela acrescentou que, hoje, “algumas pessoas não entendem, mas respeitam a minha decisão”. E explicou: “Eu fiz o que eu podia, como eu podia. O que meu psicológico pode aguentar”, isto é, dar o filho nascido de um estupro para doação.

Agora, ela espera Justiça. “Denunciei todos os crimes aos quais fui submetida”, afirmou sobre o estupro, o vazamento de sua gravidez e as calúnias levantadas na mídia. “Depois que vim a público, de novo, de forma forçada, eu denunciei todos os crimes aos quais fui submetida. Todos, sem nenhuma exceção”.

Klara disse ainda que “o que me resta neste momento, e ainda bem, é confiar na Justiça. E eu confio muito. Não só na Justiça, mas numa Justiça maior”, completou.

As declarações de Klara Castanho emocionaram o público e as convidadas do programa. Realizado em homenagem ao Dia das Mulheres, o “Altas Horas” também contou com participações da apresentadora Sandra Annenberg, a ex-BBB Tina Calamba, a ministra e liderança indígena Sandra Guajajara e as cantoras Roberta Miranda e Maria Rita. Todas se mostraram abaladas com o relato e abraçaram a atriz.

O nome de Klara Castanho entrou na madrugada de domingo (5/3) entre os tópicos mais comentados do Twitter. E a imagem do abraço que Sandra Annenberg deu na atriz, ao final de seu relato, viralizou.