“John Wick 4” é principal estreia de cinema desta quinta

“John Wick 4: Baba Yaga” é o grande filme da semana, com lançamento em 1,7 mil salas nesta quinta (23/3). Mas os cinemas ainda recebem nada menos que quatro filmes nacionais e […]

Divulgação/Lionsgate

“John Wick 4: Baba Yaga” é o grande filme da semana, com lançamento em 1,7 mil salas nesta quinta (23/3). Mas os cinemas ainda recebem nada menos que quatro filmes nacionais e o novo longa do diretor do premiado “Meu Pai” (2021). Confira abaixo a lista completa de estreias.

 

| JOHN WICK 4 – BABA YAGA |

 

Maior e com mais cenas de ação, o quarto “John Wick” tem quase três horas de duração. Mas quem gosta da franquia não vai reclamar, porque a própria crítica afirma que se trata do melhor dos quatro filmes, com uma média de 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. A trama volta a mostrar o personagem interpretado por Keanu Reeves em novos conflitos contra o exército de assassinos que quer vê-lo morto. Numa tentativa de encerrar essa luta sem fim, ele faz um desafio ao Marquês de Gramont, chefe da organização secreta de assassinos, vivido por Bill Skarsgard (“Noites Brutais”). Os dois concordam em duelar até a morte, permitindo a Wick viver o resto da vida em paz, caso vença o combate. Mas a resolução não é tão simples assim.

O roteiro é de Shay Hatten (“John Wick 3” e “Army of the Dead”) e Michael Finch (“Predadores”) e, como em todos os anteriores, a direção segue a cargo de Chad Stahelski.

 

| LA SITUACIÓN |

 

A comédia brasileira de viagem de garotas tem um roteiro que se espera do gênero. Três amigas embarcam para uma viagem à Argentina, onde está um terreno que uma delas acabou de herdar, mas, no caminho, acabam se envolvendo com traficantes sem saber e passam a ser perseguidas pela polícia e por bandidos locais, vivendo várias peripécias.

As protagonistas serão vividas por Julia Rabello (“Vizinhos”), Thati Lopes (“Esposa de Aluguel”) e Natália Lage (“A Divisão”). O roteiro é assinado por Carolina Castro (“Amarração do Amor”) e Natália Klein (“Maldivas”), e a direção é de Tomás Portella (“Operações Especiais”).

 

| O RIO DO DESEJO |

 

O diretor Sergio Machado retoma os temas de “Cidade Baixa” (2005), filme que o projetou, com essa nova história de ribeirinhos apaixonados pela mesma mulher. A diferença é que, agora, trata-se de um triângulo/quadrilátero entre irmãos. Na trama, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra. Mas quando o casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, o caçula se lança perigosamente, criando uma situação insustentável.

O elenco destaca Sophie Charlotte (“Todas as Flores”) como a desejada e Daniel de Oliveira (“Daniel de Oliveira”), Gabriel Leone (“Dom”) e Rômulo Braga (“Rota 66: A Polícia que Mata”) como os irmãos.

 

| RAQUEL 1:1 |

 

Revelada no drama “Mate-me Outra Vez” (2015), Valentina Herszage vive outra jovem problemática no elogiado drama com toques de terror da diretora Mariana Bastos (“Alguma Coisa Assim”). A Raquel (Valentina) do título é uma jovem que, ao chegar a uma pequena cidade do interior, vê-se atraída para a religião por novas amigas, um grupo de garotas evangélicas da igreja local, mas ao tentar se encontrar na espiritualidade, começa a fazer suas próprias interpretações, questionando as passagens misóginas da Bíblia. A trama embarca em momentos de realismo mágico, quando Raquel descobre uma caverna e começa a manifestar estigmatas, que podem ser divinas ou diabólicas.

Exibido no festival texano SXSW, o filme brasileiro arrancou críticas elogiosas da imprensa americana e atingiu 82% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| ALÉM DE NÓS |

 

O longa de estreia do diretor Rogério Rodrigues (“Kalanga”) acompanha um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, até ser demitido e perder o pai. Pressionado pelo tio, ele vê forçado a realizar o último desejo de seu pai e viajar ao Rio de Janeiro. Na jornada, que começa a cavalo, segue de moto e passa por vários perrengues, o jovem resgata relação com o tio e vive uma grande aventura de descobertas e transformações. O elenco destaca Miguel Coelho (da novela “Amor sem Igual”) em seu primeiro filme e Thiago Lacerda (“Orgulho e Paixão”) no papel do tio.

 

| UM FILHO |

 

O novo drama do diretor Florian Zeller passou longe das premiações, ao contrário de “Meu Pai”, premiado no Oscar do ano passado. Após lidar com a demência na Terceira Idade no anterior, a nova produção explora a depressão na adolescência – ambos os filmes são baseados em peças do cineasta. A trama gira em torno de um executivo que tem sua vida com a nova parceira e seu bebê recém-nascido abalada pela reaparição da ex-esposa com seu filho adolescente. O jovem está perturbado, distante e com raiva, faltando à escola há meses. Enquanto o executivo se esforça para ser um pai melhor, procurando ajudar seu filho, o peso da condição do jovem coloca a família em um rumo perigoso.

Hugh Jackman (“Logan”) tem o papel do pai e o elenco ainda conta com Laura Dern (“História de um Casamento”), Vanessa Kirby (“Pieces of a Woman”), Zen McGrath (“Marcas do Passado”) e Anthony Hopkins, que venceu o Oscar por “O Pai” e retoma a parceria com o diretor francês num personagem criado especialmente para ele no filme – isto é, que não existia no roteiro teatral.

 

| SKINAMARINK – CANÇÃO DE NINAR |

 

Propositalmente gravado de forma amadora na escuridão mal-iluminada de uma residência, o terror barato do estreante Kyle Edward Ball assusta mais com sugestões do que com aquilo que efetivamente mostra em imagens granuladas de difícil identificação. Apesar de lançar mão da estética de found footage, de filmes como a franquia “Invocação do Mal”, o longa não se alinha tematicamente ao gênero, assumindo um viés mais experimental. Na trama, duas crianças acordam no meio da noite e descobrem que seu pai desapareceu e que todas as janelas e portas de sua casa sumiram. A crítica gostou (71% no Rotten Tomatoes), o público não (44% no mesmo portal).