Matheus Nachtergaele encerrou seu contrato fixo com a Globo após mais de duas décadas de trabalho na emissora. Agora, ele atuará na empresa apenas com acordo por obra e fica livre para negociar trabalhos em outras emissoras ou plataformas de streaming. Atualmente, o ator se dedica ao teatro e está em turnê com a peça “Molière – Uma Comédia Musical”. A informação do fim do contrato foi divulgada pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Depois de se destacar no teatro, Nachtergaele estreou na Globo em dois episódios da série “A Comédia da Vida Privada” (1997). Logo em seguida, o ator estourou como o malandro João Grilo em “O Auto da Compadecida” (1999).
“Aquele trabalho mudou nossas vidas, a minha e a do Selton Mello. Até hoje, o personagem é lembrado. Essa é uma peça política. João sabe como sobreviver ao Brasil oficial, aos poderes representados pelo padre, pelo bispo, pelo coronel, pelo padeiro, que é o pequeno patrão burguês”, afirmou o ator em depoimento ao Memória Globo.
Graças ao sucesso da minissérie, Matheus Nachtergaele se tornou um rosto conhecido da emissora, chamado para várias produções e destacando-se em tramas como “A Muralha” (2000) e as novelas “Da Cor do Pecado” (2004) e “Cordel Encantado” (2011). Ele também teve papéis em “Os Maias” (2001), “Pastores da Noite” (2002), “América” (2005), “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (2007), “Queridos Amigos” (2008), “Ó Paí, Ó” (2008-2009), “Decamerão: A Comédia do Sexo” (2009), “Cordel Encantado” (2011), “Saramandaia” (2013), “Serra Pelada” (2014), “Filhos da Pátria” (2017-2019) e “Todas as Mulheres do Mundo” (2020).
Com o fim da política de contratos fixos para elenco, a Globo pretende reduzir a folha de pagamento e evitar que atores recebam salários sem estar trabalhando. Nos últimos meses, a emissora também optou por não renovar o contrato de grandes figurões da dramaturgia como Marieta Severo e Antônio Fagundes.
Nachtergaele, porém, ainda aparecerá na tela da Globo. Ele faz parte do elenco da série “Cine Holliúdy”, que já tem uma 3° temporada gravada, mas ainda sem previsão de estreia.