Fernanda Gentil deixa a Globo após 15 anos na emissora

Fernanda Gentil não é mais contratada da Rede Globo. A jornalista foi às redes sociais nesta segunda-feira (20/3) publicar um longo texto de despedida da emissora na qual trabalhou por 15 anos. […]

Divulgação/Globo

Fernanda Gentil não é mais contratada da Rede Globo. A jornalista foi às redes sociais nesta segunda-feira (20/3) publicar um longo texto de despedida da emissora na qual trabalhou por 15 anos. Ela falou sobre os motivos que levaram à decisão, além de refletir os principais aprendizados em sua carreira.

“Hoje é dia 8 de março de 2023. Dia da Mulher. Achei uma data propícia para ter coragem de tomar uma das decisões mais importantes na minha carreira: mudar a minha relação com a casa na qual estou há 15 anos. Apesar de chamarmos apenas de ‘mudança’, não deixa de ser um rompimento, né?”, começou, em menção à data em que escreveu o texto.

Ela continuou: “Apesar de eu saber que é o que eu tenho que fazer, não deixa de passar um filme na cabeça, né? Apesar de ter certeza que o novo ciclo que se abre vai ser tão gostoso, enriquecedor e cheio de aventuras como esse que estou fechando, não deixo de morrer de gratidão e carinho por tudo o que vivi até hoje na Globo”.

Na Globo, a apresentadora acumulou seguidos fracassos na área do Entretenimento – departamento para o qual migrou em 2019. Fernanda tinha contato com a emissora até 2024, mas ambos os lados optaram por rompê-lo por insatisfação. A comunicadora estava incomodada por não ser aproveitada na programação e, agora, está livre para manter um canal no YouTube.

A estrela lançará um canal na plataforma de vídeos, que será gerenciado pela Play9. Trata-se da produtora e agência de influenciadores digitais comandada por João Pedro Paes Leme, ex-executivo da Globo, e Felipe Neto. A empresa já vende espaço para possíveis ações no mercado.

A jornalista também vai trabalhar com a mulher, Priscila Montandon, que mantém um cargo de diretora de contas na assessoria digital.

“Pra muita gente vai parecer uma loucura muito arriscada… e é mesmo! Mas é que para mim funciona assim ó: eu não gosto do sucesso tanto quanto eu gosto do frio na barriga, por isso saí do esporte onde eu estava consolidada, para me aventurar em novos desafios. E eu não gosto do salário tanto quanto eu gosto de mostrar serviço, por isso saí da Globo onde eu estava recebendo, para me aventurar em outros projetos. É quase que um lema: do dinheiro eu apenas preciso, mas eu gosto do trabalho!”,

Fernanda Gentil começou no SporTV como apresentadora do programa “É Gol”, entre 2009 e 2011. Em 2012, virou âncora do bloco esportivo do “Jornal da Globo”. Ela também passou pelo “Globo Esporte” e o “Esporte Espetacular” entre 2013 e 2018.

Depois, a jornalista se transferiu para o Entretenimento e comandou o “Se Joga” (2019-2021), que substituiu o extinto “Vídeo Show” (1983-2019), junto de Erico Brás e Fabiana Karla. O programa foi tão mal de audiência que era diariamente derrotado pelo quadro “A Hora da Venenosa”, da Record. Acabou saindo do ar no auge da pandemia de Covid-19 e retornou, reformulado, nas tardes de sábado.

Em agosto de 2021, a atração foi cancelada de vez para que ela pudesse gravar o “Zig Zag Arena”, um game show nas tardes de domingo. Uma estrutura milionária foi montada nos Estúdios Globo, mas o programa se tornou um dos maiores fracassos da história da emissora. Sete episódios, que já estavam gravados, foram jogados fora e o programa saiu do ar um mês e meio antes do previsto.

O último projeto de Fernanda na emissora foi um quadro especial de Copa do Mundo no “Mais Você”, que só saiu do papel por conta de patrocinadores que aceitaram bancar. Como Fernanda foi ao país-sede da Copa do Catar após a eliminação da Seleção Brasileira, a repercussão foi muito baixa.