Documentarista vencedor do Oscar fará filme sobre Elon Musk

O documentarista Alex Gibney, vencedor do Oscar por “Um Táxi para a Escuridão” (2007), está preparando um filme sobre o bilionário Elon Musk. O anúncio foi feito pelo próprio Gibney, que afirmou […]

Divulgação/FX

O documentarista Alex Gibney, vencedor do Oscar por “Um Táxi para a Escuridão” (2007), está preparando um filme sobre o bilionário Elon Musk. O anúncio foi feito pelo próprio Gibney, que afirmou que o filme será “um exame definitivo e sem verniz” sobre a vida e o trabalho de Musk.

“Tenho trabalhado neste filme, intermitentemente, há algum tempo e estou muito empolgado com isso”, disse ele. “Estou encantado com esse grupo extraordinário que está trabalhando comigo”.

O documentário deve abordar a vida do CEO da Tesla, Twitter e SpaceX, encarando o “desafio de examiná-lo” a partir do impacto que ele tem no mundo.

Este não será o primeiro documentário sobre Elon Musk. Recentemente, Emma Schwartz comandou o documentário “Elon Musk’s Crash Course” (2022), que fez parte da série “The New York Times Presents”.

Já a produção da Netflix “De Volta ao Espaço” (2022) abordou o trabalho de Musk na SpaceX. Só que este documentário dirigido por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi (“The Rescue”) foi criticado por parecer uma propaganda da empresa de Musk.

Esse tipo de visão enviesada não deve acontecer no documentário de Alex Gibney, cujos trabalhos anteriores apresentaram abordagens críticas sobre os temas abordados, como a Cientologia, a corporação financeira Enron ou sobre o escândalo da empresa Theranos e sua criadora, a também bilionária Elizabeth Holmes.

E não faltam polêmicas envolvendo Musk nos últimos meses. Desde que finalizou a compra do Twitter, o bilionário demitiu vários funcionários da rede social, ao mesmo tempo que defendeu a disseminação de discursos de ódio dentro da plataforma, usando a desculpa de que se tratava de liberdade de expressão.

Recentemente, Musk defendeu as declarações racistas feitas pelo cartunista Scott Adams, criador do personagem Dilbert.

Enquanto isso, após ter perdido boa parte da sua fortuna com a aventura do Twitter, Elon Musk conseguiu recuperar sua posição como o homem mais rico do mundo depois que o preço das ações da Tesla subiu, impulsionando seu patrimônio líquido para US$ 187 bilhões.