“Creed III” e filmes do Oscar agitam programação de cinema

A continuação da franquia “Creed” é a estreia mais ampla desta quinta (2/3) nos cinemas brasileiros, que também vão receber dois filmes do Oscar 2023: “Entre Mulheres”, que concorre a Melhor Filme, […]

Divulgação/MGM

A continuação da franquia “Creed” é a estreia mais ampla desta quinta (2/3) nos cinemas brasileiros, que também vão receber dois filmes do Oscar 2023: “Entre Mulheres”, que concorre a Melhor Filme, e “Close”, na disputa de Melhor Filme Internacional.

A maioria dos lançamentos chega em circuito limitado. E isso inclui o bom suspense “Desaparecida”, exemplar da nova estética “desktop film” e o terror retrô “Duas Bruxas – Herança Diabólica”. São nove novidades ao todo. Confira abaixo cada uma delas.

 

| CREED III |

 

O terceiro filme da franquia, que começou como spin-off de “Rocky”, destaca a rivalidade e o confronto entre o personagem-título (vivido por Michael B. Jordan) e o desafiante Damien, interpretado por Jonathan Majors (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”). Ex-amigo que tomou caminho distinto, Damien sai da prisão acreditando que Creed viveu a vida que ele merecia e pretende reivindicar tudo para si mesmo, vencendo-o no ringue.

Além de estrelar a franquia, Jordan também faz sua estreia como diretor nessa continuação, que volta a contar com as participações das atrizes Tessa Thompson e Phylicia Rashad, mas perdeu Sylvester Stallone. O ator veterano decidiu aposentar Rocky Balboa.

O roteiro é de Zach Baylin (“King Richard”) e Keenan Coogler (roteirista de “Space Jam: O Novo Legado” e irmão do diretor do primeiro “Creed”, Ryan Coogler), e o resultado supera o longa anterior, saindo definitivamente da sombra de “Rocky”.

 

| ENTRE MULHERES |

 

Concorrente do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, o novo drama de Sarah Polley (“Longe Dela”) reúne um espetacular elenco feminino para contar uma história de rebelião. A trama se passa em 2010 numa comunidade religiosa isolada, quando mulheres submissas resolvem conversar entre si sobre os abusos, inclusive sexuais, que sofrem dos maridos e de outros homens. Impedidas de protestar devido à sua fé, elas começam a questionar tudo, divididas entre se submeter ou enfrentar o patriarcado, correndo o risco de perder o único mundo que já conheceram – abrindo mão também, conforme suas crenças, da chance de ir para o Céu.

O elenco é encabeçado por Rooney Mara e Claire Foy, que curiosamente já viveram versões diferentes da mesma personagem no cinema, respectivamente em “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (2011) e “Millennium: A Garota na Teia de Aranha” (2018), além de Jessie Buckley (“A Filha Perdida”), Judith Ivey (“Hospital New Amsterdam”), Ben Whishaw (“007: Sem Tempo para Morrer”) e Frances McDormand (“Nomadland”).

 

| CLOSE |

 

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o drama do premiado diretor belga Lukas Dhont (“Girl”) narra a intensa amizade entre dois garotos de 13 anos de idade, Leo e Remi, que é interrompida de modo súbito por Remi, quando os coleguinhas de aula começam a insinuar que os dois são gays. Lutando para entender o que aconteceu, Leo vê a amizade se transformar em ódio.

Vencedor de 38 premiações internacionais, incluindo o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes e o Prêmio do Público do Festival Mix Brasil, o filme é elogiadíssimo por sua abordagem terna do tema da inocência perdida e tem 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| DESAPARECIDA |

 

Continuação temática de “Buscando…” (2018), o filme usa a mesma abordagem estética, mas apresenta novos personagens e uma mudança na dinâmica da situação: em vez de ser um pai buscando pela filha (como no original), agora é uma filha que investiga o desaparecimento da mãe. Storm Reid (“Euphoria”) passa o final de semana sozinha enquanto sua mãe (Nia Long, de “Como Seria Se…?”) viaja com o namorado. Porém, ao notar o sumiço da mãe e sem ajuda da polícia, a jovem resolve investigar o que aconteceu por contra própria – e tudo pela tela de seu computador.

Realizado num formato conhecido como “desktop horror” ou “desktop film”, na qual toda a ação acontece na tela de um computador, “Buscando…” foi um sucesso de público e de crítica, com mais de US$ 75 milhões nas bilheterias e uma avaliação positiva de 92% no Rotten Tomatoes. A sequência foi escrito e dirigido por Nicholas D. Johnson e Will Merrick, que trabalharam como editores no longa de 2018, e atingiu 87% de aprovação.

 

| DUAS BRUXAS – A HERANÇA DIABÓLICA |

 

O terror independente acompanha a passagem do legado maligno entre uma avó bruxa para sua neta e as terríveis consequências para as pessoas que cruzarem seus caminhos. Inspirado em clássicos italianos do gênero, o longa de estreia do diretor Pierre Tsigaridis (que também escreveu, produziu, filmou, editou e fez a trilha sonora) foi premiado em festivais de cinema fantástico e atingiu 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, com elogios para a estética retrô e o clima sinistro.

 

| BELAS PROMESSAS |

 

O drama francês traz Isabelle Huppert (“Elle”) como uma prefeita em fim de mandato que enfrenta um dilema. A trama se desenrola em torno de sua luta para salvar um bairro marcado pela insalubridade e pelos locatários abusivos. Mas quando ela é cotada a se tornar ministra, sua ambição põe em cheque todas as suas promessas. Elogiado pela atuação da estrela, bem como por sua crítica social, o filme de Thomas Kruithof (“Mecânica das Sombras”) levanta questões éticas que encontram eco na política brasileira.

Clémence é a prefeita de uma pequena cidade que trava com Yazid, seu chefe de gabinete, umClémence pode abandonar sua cidade, as pessoas próximas a ela, e renunciar às suas promessas?

 

| CORAÇÃO DE PAI – SÃO JOSÉ |

 

O documentário religioso busca entender quem era José de Nazaré, o pai de Jesus. O diretor espanhol Andrés Garrigó é especialista em produções do gênero, já tendo filmado “Fátima, O Último Mistério” (2017) e “Luz de Soledad” (2016) sobre a santa espanhola María Soledad Torres y Acosta, entre outros documentários católicos.

 

| RIO NEGRO |

 

Apesar do título, o documentário de Fernando Sousa (“Intolerâncias da Fé”) não é sobre o afluente amazônico, mas sobre o mar de gente de origem africana na formação da cidade do Rio de Janeiro. A obra combina entrevistas e amplo material de arquivo para apresentar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários para criar um Rio negro, em torno do projeto “civilizatório” das elites brancas.

 

| MURIBECA |

 

Premiado no Festival Cine-PE, o documentário de Alcione Ferreira e Camilo Soares (“King Kong en Asunción”) reflete o desaparecimento de um bairro: o Conjunto Habitacional Muribeca (em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco), transformado em uma verdadeira cidade fantasma, e a reação dos moradores diante da morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos.