Campanha Yanomi envia troféus alternativos a indicados do Oscar

Uma campanha de conscientização sobre o impacto do garimpo ilegal nas terras dos Yanomami enviou uma estatueta da divindade Omama para 20 indicados nas categorias principais do Oscar, que será entregue neste […]

Divulgação/ e The Academy

Uma campanha de conscientização sobre o impacto do garimpo ilegal nas terras dos Yanomami enviou uma estatueta da divindade Omama para 20 indicados nas categorias principais do Oscar, que será entregue neste domingo (12/3) em Los Angeles, nos EUA.

Chamada de “The Cost Of Gold” (O Preço do Ouro), a campanha tem a intenção de lembrar que o ouro usado nos troféus do Oscar pode ser responsável pelo extermínio dos indígenas no Brasil. A Terra Yanomami vive uma crise humanitária sem precedentes devido ao avanço do garimpo ilegal, principalmente de ouro. A invasão de garimpeiros desmatou e envenenou as águas da região com mercúrio, provocando a morte de crianças, além de ter deixado centenas de indígenas doentes.

Eles propõe uma estatueta de outro material, como a que enviaram, esperam conscientizar as estrelas de Hollywood para que elas usem de sua influencia global e ajudem na causa Yanomami e também a denunciar os problemas que a extração de ouro podem causar.

Veja abaixo o vídeo da campanha, ´romovida pela agêcia de publicidade DM9 e pela Urihi Associação Yanomami, representada pelo líder Júnior Hekurari Yanomami, um dos principais responsáveis por relatar ao mundo os caos sanitário vivido pelos indígenas dentro do território.

Além da estatueta orgânica, a campanha inclui um filme que mostra os malefícios da extração de ouro e informa que para a extração do mineral é usado mercúrio, metal altamente tóxico ao ser humano e ao meio ambiente.