“Succession” vai acabar na 4ª temporada

O drama atual mais premiado da HBO vai acabar neste ano. O criador e showrunner de “Succession”, Jesse Armstrong, revelou que a 4ª temporada da série, que começará a ser exibida em […]

Divulgação/HBO

O drama atual mais premiado da HBO vai acabar neste ano. O criador e showrunner de “Succession”, Jesse Armstrong, revelou que a 4ª temporada da série, que começará a ser exibida em 26 de março, marcará o fim da atração.

A notícia foi dada em primeira mão à revista New Yorker, durante uma entrevista com Armstrong publicada na quinta (23/2). No artigo, o produtor diz que “há uma indicação no título de ‘Succession’. Nunca pensei que isso pudesse durar para sempre. O fim sempre esteve presente em minha mente. Desde a 2ª temporada, tenho tentado pensar: é a próxima, ou a seguinte, ou é a seguinte?”

“Eu me reuni com alguns de meus colegas escritores antes de começarmos a escrever a 4ª temporada, por volta de novembro/dezembro de 2021, e meio que disse: ‘Olha, acho que talvez deva ser isso. Mas o que vocês acham?’ E criamos vários cenários: poderíamos fazer algumas temporadas curtas ou mais duas temporadas. Ou poderíamos continuar por muito tempo e transformar a série em algo bem diferente, e ser um tipo de série divertida e livre, onde haveria semanas boas e semanas ruins. Ou podemos fazer algo um pouco mais musculoso e completo, e sair meio com força. E essa sempre foi definitivamente a minha preferência.”

A notícia acaba com as especulações sobre o final de ‘Succession’, algo que Armstrong vinha provocando desde que o drama satírico estourou como um queridinho da temporada de premiações.

“Eu me sinto profundamente em conflito. Eu gosto bastante desse período em que estamos editando – quando toda a temporada está editada – mas ainda não lançamos”, disse Armstrong. “E também gostei bastante do período em que eu e meus colaboradores próximos descobrimos que provavelmente era isso, mas ainda não tínhamos que enfrentar essa decisão publiamente. Foi uma decisão difícil, porque as colaborações – com o elenco, com meus colegas escritores, com Nick Britell e Mark Mylod e os outros diretores – foram muito boas. E sinto que fiz o melhor trabalho que posso, trabalhando com eles. E a HBO tem sido generosa e provavelmente teria feito mais temporadas, e eles foram gentis em dizer ‘A decisão é sua’. Isso é bom, mas também é uma responsabilidade no final – parece bastante perverso parar de fazer a série.”

O chefão da HBO, Casey Bloys, sustentou por muito tempo que a decisão de encerrar ‘Succession’ seria inteiramente de Armstrong, já que o executivo tem um histórico de deixar os criativos determinarem o que é melhor para a história. Bloys também afirmou que é improvável que ‘Succession’ ganhe uma série derivada.

Ainda assim, Armstrong disse à New Yorker que a porta permanece aberta para revisitar o mundo sedento de poder dos Roys: “Acho que essa história de sucessão que estávamos contando está completa”, disse ele. “Esta é a temporada muscular para esgotar todas as nossas reservas de interesse, e acho que há alguma dor em todos esses personagens que é realmente forte. Mas a sensação de que pode haver algo mais em um mundo aliado, ou personagens aliados, ou com alguns dos mesmos personagens – isso também é forte em mim. Eu alertei o final da série, quando conversei com alguns de meus colaboradores, como: Talvez haja outra parte deste mundo para a qual poderíamos voltar, se houvesse apetite? Talvez haja algo mais que possa ser feito, que aproveite o que tem de bom na maneira como trabalhamos nisso. Então esse é outro sentimento verdadeiro.”

Procurada pela imprensa dos EUA, a HBO se recusou a comentar, mas confirmou que a revelação da New Yorker é precisa.

“Succession” virou um fenômeno desde sua estreia, quando impressionou o público, a crítica e ganhou o Emmy de Melhor Roteiro (vencido por Armstrong). Ao todo, a série conquistou 13 Emmys (e um total de 102 prêmios diversos), incluindo dois troféus de Melhor Série de Drama por suas 2ª e 3ª temporadas.

Por conta disso, foi considerado um sucessor dos programas de prestígio da HBO, após a conclusão dos multipremiados “Game of Thrones” e “Veep”.

A série acompanha as disputas de uma família pelo controle de um poderoso conglomerado de mídia – supostamente inspirada pelos herdeiros da Fox. Com produção do cineasta Adam McKay (“Não Olhe para Cima”), o elenco destaca Brian Cox (“Churchill”) no papel do chefe da família Roy, um magnata que resolve reconsiderar os planos de aposentadoria diante da ganância dos filhos, que são vividos por Jeremy Strong (“Detroit em Rebelião”), Sarah Snook (“O Predestinado”), Kieran Culkin (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”) e Alan Ruck (do clássico “Curtindo a Vida Adoidado”).

Veja abaixo o trailer da 4ª e última temporada.