Os Rolling Stones e os Beatles, grandes rivais da história do rock, podem estar preparando uma colaboração. Segundo a revista americana “Variety”, os Stones estraram em estúdio com Paul McCartney e Ringo Starr, os dois Beatles ainda vivos.
O próximo álbum dos Stones será o primeiro de inéditas desde 2005, quando “A Bigger Bang” foi lançado. A expectativa é que ele chegue às lojas e plataformas digitais ainda neste ano. O projeto estaria sendo produzido pelo vencedor do Grammy Andrew Watt. Depois de trabalhar com Ozzy Osbourne, o produtor tornou-se o favorito dos artistas de rock veteranos, apesar de ter uma discografia totalmente voltada para o pop. Ele já produziu sucessos de personalidades como Justin Bieber, Dua Lipa, Elton John e Britney Spears.
Não está claro quais faixas entrarão no disco, nem se McCartney e Ringo colaboraram na mesma canção, mas ambos estiveram no estúdio usado pelos Stones em Los Angeles nas últimas semanas. Tanto Mick Jagger quanto Keith Richards disseram recentemente que planejam lançar um projeto novo em breve. Em 2021, Jagger disse que o grupo tem “muitas faixas prontas”, e o guitarrista Keith Richards disse no Instagram que “há algumas músicas novas a caminho”.
Como o trabalho está em criação há anos, é provável que ele tenha a participação do baterista original Charlie Watts, morto em agosto de 2021. Nos shows que ocorreram após a morte do artista, Steve Jordan, colaborador de longa data dos Stones, assumiu a bateria.
Apesar de terem surgido na mesma época e de pertencerem à mesma cena musical, os Rolling Stones e os Beatles sempre alimentaram uma rivalidade pública, mas isso não impediu que alguns membros das suas bandas se encontrassem em faixas, shows e especiais de televisão. Inclusive, “I Wanna Be Your Man”, o primeiro hit dos Stones em 1963, foi uma composição feita por John Lennon e Paul McCartney.
Os músicos já disseram que a rivalidade entre as bandas era marketing. Mas não perdem oportunidade para se alfinetarem. Em 2021, McCartney disse que os Stones “são uma banda cover de blues”. Semanas depois, McCartney estava na plateia de um show deles e ouviu uma piada de Jagger, que afirmou que o músico se juntaria a eles “para tocar um cover de blues”.