Netflix anuncia redução da mensalidade em 30 países

A Netflix decidiu reduzir o valor das assinaturas de seus pacotes em 30 países. A estratégia acontece em um momento em que a concorrência entre as plataformas de streaming aumenta cada vez […]

Unsplash/Dima Solomin

A Netflix decidiu reduzir o valor das assinaturas de seus pacotes em 30 países. A estratégia acontece em um momento em que a concorrência entre as plataformas de streaming aumenta cada vez mais e a empresa tenta manter clientes antigos e atrair novos.

De acordo com o “The Wall Street Journal”, a mudança no valor da mensalidade vai abranger países do Oriente Médio, incluindo Iêmen, Jordânia, Líbia e Irã, além de mercados da África subsaariana, com o Quênia. Outras regiões, como a Europa, também foram incluídas, tendo como exemplo Croácia, Eslovênia e Bulgária.

Já na América Latina, a redução de valor contempla apenas Nicarágua, Equador e Venezuela. Na Ásia, integram a lista Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas. Em alguns casos, o preço cairá pela metade.

Mas a redução é pouco significativa em nível global. Afeta pouco mais de 10 milhões de assinantes, ou 4% dos 230 milhões de assinantes que a gigante do streaming contabilizava em dezembro de 2022. O Brasil não está incluso nessa lista.

Um dos motivos por trás da redução dos preços seria a inflação do dólar. Com o fortalecimento do dólar em mercados em que o preço da Netflix é atrelado à moeda americana, o streaming seria um supérfluo com grande risco de cancelamento.

Apesar de a razão para a redução dos valores das assinaturas estar clara, a decisão da Netflix pegou o mercado de surpresa, pois a empresa passou por uma crise financeira no ano passado e seus objetivos eram aumentar os ganhos, o que provocou inclusive uma iniciativa para barrar o esquema de compartilhamento gratuito de contas.