Leiji Matsumoto, criador da “Patrulha Estelar” e parceiro do Daft Punk, morre aos 85 anos

O artista japonês Leiji Matsumoto, conhecido por seus trabalhos em mangás e animes como “Capitão Harlock: Pirata do Espaço”, morreu na última segunda-feira (13/2), de insuficiência cardíaca. Ele tinha 85 anos. Em […]

Divulgação/Virgin Records

O artista japonês Leiji Matsumoto, conhecido por seus trabalhos em mangás e animes como “Capitão Harlock: Pirata do Espaço”, morreu na última segunda-feira (13/2), de insuficiência cardíaca. Ele tinha 85 anos.

Em um comunicado à BBC, a filha de Matsumoto, Makiko Matsumoto, disse que seu pai “partiu em uma jornada ao mar das estrelas. Acho que ele viveu uma vida feliz, pensando em continuar a desenhar histórias como um artista de mangá”.

Akira Matsumoto (seu verdadeiro nome) nasceu em 25 de janeiro de 1938, em Kurume, na região de Fukuoka, no Japão. Ele publicou seu primeiro trabalho, intitulado “Mitsubachi no Boken” (Aventuras da Abelha do Mel), quando tinha apenas 15 anos.

Matsumoto começou a ganhar mais destaque no mercado de mangás no início dos anos 1970, com a publicação de “Otoko Oidon”, uma série que acompanhava um jovem pobre se preparando para os exames universitários.

Porém, seu primeiro trabalho de destaque foi o mangá “Capitão Harlock”, que mostrava como a humanidade conseguiu construir uma grande civilização no espaço, somente para sucumbir ao tédio ou desespero, à medida que eram atacados por um invasor estrangeiro.

O mangá se tornou um anime de sucesso, exibido originalmente entre 1978 e 1979.

Outras produções de destaque do artista foram “Galaxy Express 999”, “Queen Emeraldas” e o célebre “Patrulha Estelar” (Space Battleship Yamato), sobre a tripulação de uma nave que se torna a última esperança da Terra contra uma invasão alienígena. Originalmente produzida em 1974, o anime virou febre no Brasil ao ser exibido pela antiga TV Manchete nos anos 1980.

Tanto “Capitão Harlock” quanto “Patrulha Estelar” viraram franquias, ganhando spin-offs, filmes animados e versões em live-action, que mantiveram os personagens ativos ao longo dos últimos 50 anos.

Matsumoto também colaborou com a dupla Daft Punk no início dos anos 2000 em vários clipes para o álbum “Discovery”, entre eles “One More Time”. Os vídeos foram posteriormente combinados no filme “Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem”, lançado em 2003.

Assista abaixo ao clipe de “One More Time”.