Harry Styles é detonado após vencer principal categoria do Grammy

O cantor Harry Styles causou um rebuliço nas redes sociais após tornar-se vencedor da principal categoria do Grammy Awards, que aconteceu no último domingo (5/2). O discurso do artista pegou tão mal, […]

Instagram/Recording Academy

O cantor Harry Styles causou um rebuliço nas redes sociais após tornar-se vencedor da principal categoria do Grammy Awards, que aconteceu no último domingo (5/2). O discurso do artista pegou tão mal, que foi apontado como “queerbating” pela comunidade LGBTQIAP+.

Quando o vencedor da categoria de Melhor Álbum do ano foi anunciado, Harry Styles tentou se apresentar como minoria após vencer com o disco “Harry’s House”. Numa pegada “descontruíde” a lá Tiago Iorc, o artista disparou que o Grammy Awards não tem o costume de enxergar figuras alternativas. “Isso não acontece muito com pessoas como eu”, discursou.

O comentário causou revolta ao público LGBTQIAP+, que ficou indignado com a tentativa do artista de se apropriar da comunidade para promover seus discursos. Vale ressaltar que o cantor nunca revelou sua identidade ou preferências sexuais, além do fato de namorar mulheres, e suas características de homem, branco, cisgênero, bonito e popular são claramente evidentes.

“Como assim Harry Styles ganhou o Grammy e disse no discurso que ‘essas coisas’ não acontecem com ‘pessoas como ele’? Ele está falando de quê, de ter vindo de boyband? Porque tudo o que o Grammy tem feito desde sempre é premiar pessoas como ele”, disparou uma internauta, acrescentando o Oscar e o Emmy Awards na lista.

“Harry Styles praticou ‘gaslighting’ [distorção de informações] contra ele mesmo, usou tanta saia e maquiagem que acabou acreditando que era minoria”, ironizou outra.

Além disso, os internautas apontam que a vitória de Harry Styles seria mais uma prova do racismo estrutural do evento, já que a Academia chamou muita atenção para o recorde de troféus atingidos pela cantora Beyoncé no evento, mas, como sempre, só permitiu sua vitória em categorias setorizadas – R&B e dance music.

Com o aclamado álbum “Renaissance”, a Rainha chegou a ser aplaudida de pé após receber o 4º troféu da noite, que elevou seu total a 32 estatuetas do Grammy Awards na carreira – nenhuma delas por Melhor Álbum, Gravação do Ano ou Performance Pop, e apenas uma da categoria de Melhor Música – “Single Ladies”, de 2010.

“É ridículo o que a academia faz com ela ano após anos, sendo que a mulher é a maior artista feminina da atualidade”, escreveu um usuário do Twitter.