
Divulgação/Globo
Fala de Bruna sobre Fred Nicácio racha redes sociais com acusações de racismo
Uma frase de Bruna Griphao sobre Fred Nicácio na festa do “BBB 23” está sendo “problematizada” por alguns espectadores, que passaram a apontar racismo nas redes sociais. A atriz usou o termo “urubu de luto” para se referir ao brother.
Descontextualizada, a expressão é impactante. Mas não foi dita durante a discussão que os dois travaram na madrugada deste sábado (25/2). Conversando com Sarah Aline e Larissa Santos, Bruna tentava explicar o que achava do costume do médico de sempre fazer VT nas despedidas dos brothers e chorar junto.
A atriz citou a performance do médico na saída de Tina Calamba do reality e disse: “Aí a gente trouxe o tema ‘urubu de luto’, que rola muito isso na vida.Tudo o que acontece é sobre ele”.
O uso da expressão fez uma tempestade canceladora trovejar no Twitter. Muitos questionaram se ela usaria o termo se Fred fosse branco. E os cariocas lembraram que a expressão usada antigamente no Rio era “mais preto que urubu de luto”, uma fala extremamente racista.
Houve quem considerasse um meio termo, que Bruna não desconstruiu o racismo estrutural e usou uma expressão carregada de significado negativo para “denegrir” (termo racista análogo) Nicácio.
Mas em meio a inúmeros ataques, também houve quem defendesse a atriz, acreditando que o termo existe e não tem nada de racista. Uma das defensoras foi a ex-BBB Barbara Heck, que inclusive lembrou que nem todos os urubus são negros.
A situação levou os administradores do perfil de Bruna a se manifestarem. “Nessa madrugada um vídeo tirado de contexto com uma fala da Bruna trazendo o termo “urubu de luto” viralizou. No trecho em voga, Bruna fala sobre Fred Nicácio reagir de forma exagerada, como ela mesma cita, na situação da Tina”, começa o texto.
“Quando Bruna usa o termo urubu de luto para Fred, ela enfatiza que ele parece se importar com as situações, eliminações e vitórias, mas tudo sempre para tirar proveito para si”, continua. “Ao ver a fala completa, é possível compreender que nitidamente Bruna fala sobre a atitude do Fred, que ronda as diversas situações e não sobre a sua cor, como se têm dito”.
“Em outro momento, Bruna já havia falado que Fred tinha ‘sugado o luto’ dela e o da Paula, na saída do Gabriel”, lembrou o perfil.
“É extremamente irresponsável divulgar trechos que espalhem uma fala fora de contexto em plena era de tantas fake news”, alertaram os administradores, que arremataram: “Durante toda a madrugada e manhã fomos bombardeados com diversos comentários que imputam o crime de racismo à Bruna. Repudiamos qualquer atitude racista e iremos tomar todas as medidas cabíveis aos que a estão caluniando”.
Veja abaixo um recorde da repercussão.
O racismo de Bruna. "URUBÚ DE LUTO" Ela jamais falaria isso de um branco! https://t.co/dHHy232Yrk
— Serilda Carneiro 🚩🚩🚩🚩🇧🇷 (@SerildaCarneiro) February 25, 2023
A “expressão” ‘urubu de luto’ é tão popular que nem o Google conhece
— EKFã (@EKfan4) February 25, 2023
Eu moro no estado do RJ há 57 anos. E só ouvi o termo Urubu de Luto para qdo o Flamengo perde.
Nicácio é flamenguista?
Então não tem como usar esse termo sem ser racista— 🦑 Andréa 🦑 (@AndreaDeCastro) February 25, 2023
A expressão racista é "mais preto que urubu de luto", falada por racista aqui no Rio, a expressão urubu de luto é racista pra kct
— WAGNER BARBOSA (@WAGNERDEMELODU2) February 25, 2023
O racismo no BR é ESTRUTURAL, está na sociedade como um todo, a expressão é racista na sua origem, pois associar um negro a um macaco ou urubu é racismo. "Ah, mas tem macaco cinza, branco, tem urubu branco…" sério? Chega de relativizar absurdos.
— WAGNER BARBOSA (@WAGNERDEMELODU2) February 25, 2023
Não tem contexto em que a Bruna chamar o Fred, um homem preto, de urubu de luto não seja problemático, mesmo sem intenção.
A Bruna só releva e dá segunda chance na casa pros homens brancos, não é coincidência.
— Lídia. (@eidonamenina) February 25, 2023
Eu sou uma pessoa preta, a gente não pode usar a luta racial de forma banal. Bruna não usou a expressão URUBU de LUTO associando a cor preta. Mas sim, pq o Urubu SÓ se alimenta de restos mortais. Ela quis dizer que Fred se aproveita da fragilidade dos outros pra crescer no jogo. pic.twitter.com/G9if7jn6GZ
— Luna 🦏 (@aboutnotnot) February 25, 2023
Mas a frase que gera o ditado não é "mais preto que urubu de luto"? Eu nunca ouvi falar de "urubu de luto" separado da frase e ainda mais com sentido de oportunismo.
— Monange (@ledotaciturno) February 25, 2023
A patrulha digital da esquerda é mestre em banalizar o racismo.
Agora, acusam a Bruna Griphao, do BBB, de ser racista.
Ela ofendeu alguém com base na sua cor? Não!
Só chamou outro participante de Urubu de Luto, uma expressão que se refere a oportunismo.
A lacração não para! pic.twitter.com/kmj7FfYhjV
— Guto Zacarias (@GutoZacariasMBL) February 25, 2023
URUBU DE LUTO NÃO É UM TERMO RACISTA.
Obs.: vc sabia que existe urubu branco? pic.twitter.com/DWZxtft5tn
— Bárbara Heck 🦀 (@bbaheck) February 25, 2023
Eu entendi o que ela quis dizer, mas o que importa é que falta letramento racial. Expressões que antes era naturais hoje não nos cabem mais reproduzir. Pessoas brancas não fazem questão de aprender e depois ficam ai pagando de mal interpretados.
— Elaine Sousa 👩🏿🏫 (@NaneNS) February 25, 2023
o pessoal banalizando pautas importantes para promover cancelamento, isso é tão podre
— maycon (@mayscratch) February 25, 2023
A pauta inicial do diálogo dela com a Sarah trazia a tona a relação do Fred Nicácio com a Tina. Em dado momento Bruna destacou a reação dele na saída de Tina, como algo que a havia incomodado.
Urubus "rondam tragédias", mas apenas para comer as carcaças.
— Bruna Griphao 🦏 (@BrunaGriphaoo) February 25, 2023
que ao seu ver parecia que ele queria tornar aquilo mais uma vez ser sobre ele.
Ao ver a fala completa, é possível compreender que nitidamente Bruna fala sobre a atitude do Fred, que ronda as diversas situações e não sobre a sua cor, como se têm dito.
— Bruna Griphao 🦏 (@BrunaGriphaoo) February 25, 2023
Durante toda a madrugada e manhã fomos bombardeados com diversos comentários que imputam o crime de racismo à Bruna. Repudiamos qualquer atitude racista e iremos tomar todas as medidas cabíveis aos que a estão caluniando.
Team Griphao
— Bruna Griphao 🦏 (@BrunaGriphaoo) February 25, 2023