Evan Rachel Wood traz provas e nega ter manipulado supostas vítimas de Marilyn Manson

A atriz Evan Rachel Wood (“Westworld”) negou a acusação recente de que ela teria manipulado mulheres a fazerem acusações de abuso sexual contra o cantor Marilyn Manson. A acusação veio à tona […]

Divulgação/HBO

A atriz Evan Rachel Wood (“Westworld”) negou a acusação recente de que ela teria manipulado mulheres a fazerem acusações de abuso sexual contra o cantor Marilyn Manson. A acusação veio à tona após a modelo Ashley Morgan Smithline ter retirado suas acusações contra o cantor e afirmado que foi influenciada por Wood a acusar o Manson de estupro.

Em um novo depoimento judicial, obtido pela revista Rolling Stone, a atriz, que já foi casada com o músico, forneceu capturas de tela de comentários do seu Instagram, datados de 2019, e diversas mensagens dos últimos três anos que, segundo ela, provam que Smithline mentiu ao declarar a suposta inocência de Manson.

Em uma dessas mensagens, Smithline disse para uma amiga que o advogado de Manson queria que ela “se voltasse contra as outras garotas e dissesse que tudo era uma farsa”.

Wood mencionou também um comentário de março de 2019, em que Smithline “citou informações sobre suas experiências privadas com Warner” quando Manson (cujo nome verdadeiro é Brian Warner) teria abusado de Wood enquanto “a fazia assistir a uma cena específica de ‘Regras da Atração’”.

“Quando ele me manteve refém no estúdio de balé estúpido, eu me contorci ao ouvi-lo se gabar de ter reexibido aquela cena de ‘Regras da Atração’ para você”, disse Smithline em uma postagem de 2019 em que Wood falou sobre ser vítima de violência doméstica. “Eu pensei que ninguém nunca falaria sobre isso”.

Tais informações contradizem o que Smithline declarou recentemente: que sua relação com Manson tinha sido consensual e que Wood e outras mulheres a teriam forçado a acusá-lo de abuso. Na retratação, Smithline disse que Wood usou o argumento de que só porque ela não se lembrava do abuso, não significava que não tinha acontecido.

Porém, essas mensagens indicam que Smithline lembrava muito bem do que aconteceu.

Após a revista People ter publicado uma entrevista com a modelo detalhando o abuso que ela sofreu em 2021, Smithline teria enviado uma mensagem no Instagram de Wood em que dizia: “Eu não consigo respirar. Não tenho motivo para inventar isso”. E Wood respondeu: “Não deixe ninguém te abalar. Apenas fique na sua verdade”.

Nas conversas, Smithline também contou que estava sendo assediada pelos fãs do cantor. “É preciso um tipo especial de pessoa para ameaçar vítimas de estupro e abuso com mais ameaças de estupro e abuso”, escreveu Smithline. “Tem sido implacável”.

Junto dessas provas, Evan Rachel Wood afirmou no processo que “a verdadeira pressão que Smithline enfrentou não foi para fazer acusações contra o autor – foi para retratá-las”. “A declaração de Smithline é, portanto, completamente inconfiável.”

Outras evidências apresentadas por Wood foram duas mensagens em áudio que Smithline enviou para uma amiga em 2022, em que ela afirma que o advogado de Warner, Howard King, havia ligado para ela e que ela acreditava que ele queria que as acusações fossem retiradas.

“Não repita isso para ninguém. Eu juro por Deus, não diga isso para ninguém, mas eu recebi uma mensagem privada no meu celular do advogado do Marilyn Manson dizendo, ‘eu estava me perguntando se poderíamos conversar'”, disse Smithline na mensagem. “A única razão pela qual ele estaria me ligando… é porque ele pensa que eu sou o elo fraco e pode querer fazer um acordo comigo para eu me virar contra as outras meninas e dizer que tudo foi uma farsa.”

O advogado também teria tentado promover um encontro entre Smithline e Manson. “Ele gostaria de conversar”, dizia a mensagem apresentada. “O encerramento é importante para Brian e ele acredita que vocês podem se ajudar”.

King, porém, nega todas as acusações feitas contra ele e contra seu cliente. “Não é surpreendente que Evan Rachel Wood esteja lutando desesperadamente para manter o testemunho de Ashley Smithline fora do tribunal – porque ela sabe que a verdade vai expor sua trama para manipular as mulheres que confiaram nela para destruir Brian Warner”, disse ele em um comunicado à Rolling Stone.

“Brian Warner nunca abusou de ninguém. Ashley Smithline disse a verdade”, continuou ele. “É tristemente previsível que Evan Rachel Wood – alguém que já apresentou uma carta falsificada do FBI sob juramento em outros processos judiciais – continue comprometida em não fazer o mesmo”.

A própria Smithline também negou as afirmações feitas por Wood. “Evan está mentindo. Esse é o meu comentário”, disse ela à revista. “Ela está dizendo qualquer coisa que possa para me desacreditar”.

Na petição, o advogado de Wood também questiona por que a equipe legal de Warner não intimou Smithline a depor no caso. “A razão é óbvia. A demandante entendeu que se os réus tivessem a oportunidade de questionar Smithline, a verdade real seria revelada: os réus nunca pressionaram ou manipularam Smithline.”

Em 2021, Smithline acusou Manson de agressão sexual, abuso sexual, imposição intencional de sofrimento emocional, tráfico humano e prisão ilegal, entre outras alegações. O cantor negou todas as acusações.

O escritório do procurador distrital de Los Angeles ainda está considerando se irá apresentar acusações criminais contra Manson por outros supostos crimes sexuais que ocorreram entre 2009 e 2011. Como o prazo de prescrição para estupro na Califórnia é de 10 anos, já pode ser tarde demais para apresentar uma acusação criminal nesses casos.