Elon Musk suspende atualizações do Twitter após revolta de usuários

O bilionário Elon Musk decidiu suspender as atualizações do Twitter, que foram lançadas na última quarta-feira (8/2). Os novos recursos da plataforma causaram instabilidade e diversas falhas operacionais no mundo inteiro. De […]

Divulgação/Wikimedia Commons

O bilionário Elon Musk decidiu suspender as atualizações do Twitter, que foram lançadas na última quarta-feira (8/2). Os novos recursos da plataforma causaram instabilidade e diversas falhas operacionais no mundo inteiro.

De acordo com o site The Information, o chefão enviou um e-mail para os colaboradores do Twitter solicitando “uma pausa no desenvolvimento de novos recursos em favor da maximização da estabilidade e robustez do sistema”. A preocupação de Musk se dá por conta do evento Super Bowl, que está prestes a acontecer e tem o costume de agitar a plataforma.

Entre os problemas constatados, os internautas reclamaram que não estão conseguindo publicar nada além de um pequeno número de posts na plataforma. Os usuários também ficaram impossibilitados de seguir mais perfis ou de acessar as mensagens diretas.

Várias pessoas receberam mensagens dizendo: “Você ultrapassou seu limite diário de envios de tweets” e “Você não pode seguir mais pessoas no momento”, travando a utilização do Twitter.

O Downdetector apresentou um grande pico de reclamações (mais de 300) desde as 19h (horário de Brasília) sobre a rede social.

Não houve, porém, nenhum anúncio de que o Twitter estaria diminuindo o limite diário de tuites.

Quem buscou entender porque tinha sido afetado, encontrou um perfil de ajuda do Twitter afirmando que os usuários podem fazer 2,4 mil postagens diárias, incluindo retuítes, e enviar 500 mensagens via direct. Por isso, a confusão se estabeleceu e muitos ficaram furiosos com o bug, acreditando se tratar de uma nova iniciativa caça-níqueis de Elon Musk.

Por coincidência ou não, ainda na quarta, a rede também começou a cobrar R$ 60 (pelo android e apple store) pelo uso mensal do Twitter Blue, o símbolo azul de verificado, gerando mais revolta nos usuários. Com a assinatura, os perfis poderão criar tuítes com até 4 mil caracteres.