Diretor de “Triângulo da Tristeza” vai presidir Festival de Cannes 2023

O diretor Ruben Östlund, que venceu duas vezes a Palma de Ouro, foi anunciado como presidente do júri da competição do Festival de Cannes desse ano. Ele é o primeiro presidente sueco […]

Divulgação/Neon

O diretor Ruben Östlund, que venceu duas vezes a Palma de Ouro, foi anunciado como presidente do júri da competição do Festival de Cannes desse ano. Ele é o primeiro presidente sueco do festival desde a atriz Ingrid Bergman (“Casablanca”) em 1973.

“Estou muito feliz e orgulhoso em receber a honra de presidir o júri do Festival de Cannes”, disse Östlund em um comunicado. “Sou sincero quando digo que a cultura do cinema está em seu período mais importante de todos os tempos. O cinema é uma experiência coletiva, a gente assiste junto e isso aumenta a intensidade da experiência”, relatou o diretor.

Östlund é um velho conhecido do festival francês. Os seus longas “Involuntário” (2008) e “Play” (2011) foram exibidos na mostra Um Certo Olhar e na Quinzena dos Realizadores do festival.

As premiações começaram com a comédia dramática “Força Maior” (2014), vencedor do Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar. Seu filme seguinte, “The Square: A Arte da Discórdia”, foi o primeiro a ser exibido na mostra competitiva. E conquistou a Palma de Ouro de Melhor Filme em 2017.

No ano passado, ele voltou à Cannes com “Triângulo da Tristeza” e voltou a vencer a Palma de Ouro.

Impulsionado pela conquista em Cannes, “Triângulo da Tristeza” tornou-se o maior sucesso comercial de Östlund, venceu a premiação da Academia Europeia como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro do continente e ainda arrematou três indicações ao Oscar nas mesmas categorias.