Bruce Willis é diagnosticado com demência frontotemporal

O ator Bruce Willis (“Vidro”) foi dignosticado com demência frontotemporal, uma doença que causa modificações do comportamento e da personalidade. O anúncio foi feito por sua esposa Emma Willis, sua ex-esposa Demi […]

Instagram/Emma Heming Willis

O ator Bruce Willis (“Vidro”) foi dignosticado com demência frontotemporal, uma doença que causa modificações do comportamento e da personalidade. O anúncio foi feito por sua esposa Emma Willis, sua ex-esposa Demi Moore e suas filhas, por meio de um comunicado divulgado no site da Associação para Degeneração Frontotemporal.

“Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pelo amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses”, disse o comunicado. “Sua generosidade de espírito foi impressionante e estamos tremendamente gratos por isso. Por sua gentileza e porque sabemos que vocês amam Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-los”.

Há quase um ano, foi anunciado que Willis sofria de afasia, um distúrbio de linguagem que prejudica a capacidade de comunicação. Geralmente é causado por um ataque cardíaco ou traumatismo craniano, embora em alguns casos possa se desenvolver de forma gradual e progressiva.

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD)”, continua o comunicado. “Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.”

A família acrescentou ainda que a “FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos”.

“À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em lançar uma luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”.

O diagnóstico de afasia de Willis foi compartilhado em março de 2022, junto com a notícia de que ele se aposentaria da atuação.