A Disney anunciou nesta quarta-feira (8/2) uma reestruturação completa da companhia. Com as mudanças, os negócios da empresa serão agrupados em três segmentos principais: Entretenimento, ESPN e Parques, Experiências e Produtos.
O objetivo é devolver o poder de decisão à “equipe criativa de classe mundial” da Disney e suas “marcas e franquias inigualáveis”, disse o CEO Bob Iger durante uma teleconferência para os acionistas, referindo-se à concentração de decisões da era do CEO Bob Chapek numa entidade burocrática, DMED (Disney Media & Entertainment Distribution), que tomava decisões sobre o que lançar no cinema ou no streaming sem ouvir os executivos das respectivas áreas.
A reorganização é um elemento-chave de uma transformação que, segundo ele, também ajudará a racionalizar o negócio de streaming para obter crescimento e lucratividade sustentados, além de redução de despesas em um mundo de maior competição e desafios econômicos globais.
A criação da nova unidade Disney Entertainment abrangerá TV e cinema e será liderada por Dana Walden e Alan Bergman.
Isso consolida a ascensão de Walden, que foi nomeada presidente da Disney General Entertainment Content após a saída de Peter Rice no ano passado. A executiva veio da Fox para a Disney após a aquisição da empresa em que trabalhava, e tem sido fundamental para uma série de grandes vitórias da Disney desde que assumiu, incluindo o Oscar de Melhor Documentário para “Summer of Soul” e o lançamento de séries de sucesso, como “Abbott Elementary”, “Only Murders in the Building”, “Dopesick” e “The Kardashians”.
Bergman, por sua vez, trabalha na empresa há 27 anos e foi promovido a presidente do Disney Studios Content em 2020, quando se tornou responsável pela supervisão dos lançamentos de todos os filmes do conglomerado. Antes disso, ele presidiu o Walt Disney Studios por 14 anos.
Eles agora vão trabalhar juntos para determinar quais filmes, séries e programas variados serão produzidos pela Disney.
Paralelamente a essa divisão de conteúdo, a ESPN vai continuar a se focar no segmento de esportes ao vivo de forma independente. Com as redes lineares em declínio e o custo dos direitos esportivos em alta, o canal tem sido alvo de vários investidores, mas Iger observou que tornar a ESPN uma unidade de negócios autônoma não é uma etapa para a venda do negócio.
Por fim, os Parques, Experiências e Produtos vão continuar como uma unidade à parte como sempre foram, sofrendo menos impacto que os demais setores. Entretanto, essa divisão também estará sujeita ao enxugamento planejado por Iger para toda a empresa.
Para reduzir despesas, Iger deu uma má notícia para seus funcionários, revelando que planeja a demissão de nada menos que 7 mil pessoas – ou seja, 4% do total de empregados da companhia – e cortes de mais de US$ 5,5 bilhões (R$ 28,6 bilhões) em custos. “Não tomo essa decisão levianamente”, disse sobre os cortes.
“Essa reorganização resultará em uma abordagem coordenada e mais econômica para nossas operações”, ressaltou. “Estamos comprometidos em operar com eficiência, especialmente em um ambiente desafiador.”
O anúncio da reestruturação foi o primeiro realizado por Bob Iger, desde que retornou ao comando da companhia em novembro passado. Após suas declarações, as ações da Disney subiram 8%, para US$ 120,77, nas negociações após o fechamento do mercado.