BAFTA: “Oscar britânico” é criticado por falta de diversidade

A premiação dos BAFTA Awards, considerado o “Oscar britânico”, passou a enfrentar críticas duras do público por conta da falta de diversidade entre os vencedores do evento, que aconteceu no domingo (19/2). […]

Instagram/BAFTA

A premiação dos BAFTA Awards, considerado o “Oscar britânico”, passou a enfrentar críticas duras do público por conta da falta de diversidade entre os vencedores do evento, que aconteceu no domingo (19/2). Usuários nas redes sociais estão usando a hashtag #BaftaSoWhite (BAFTA muito branco) e postando fotos dos vencedores, para reforçar sua crítica.

Uma das pessoas que se manifestou foi Del Walker, que trabalha no ramo de games e é membro da BAFTA, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas. Ele postou uma foto com todos os vencedores, todos brancos.

“Aqui estão os vencedores dos BAFTA de 2023. A [única] mulher negra [da foto] é apresentadora. Nem mesmo as vencedoras do Oscar/Globo de Ouro Michelle Yeoh, Angela Basset, Viola Davis ou Ke Huy Quan conseguiram se destacar. Todos os sistemas de julgamento têm preconceitos, mas isso está quebrado. Não tenho orgulho de ser um membro do BAFTA hoje”, escreveu ele na legenda da foto.

Ashanti Omkar, uma comentarista de TV e membro da BAFTA, disse que a foto do grupo provocou “dor profunda na boca do estômago”.

“Decepcionada!”, disse ela. “Eu tenho sentido essa dor profunda na boca do estômago ultimamente, pois estou vendo os bastidores da indústria do cinema e a supremacia que ela ostenta na minha cara, dia após dia, então não é um resultado surpreendente, mas em 2023 é profundamente reacionário e desnecessário”.

“Eu assisti a clipes do BAFTA e não vi nenhum negro ou pardo ganhar”, disse Saima Mohsin, da Sky News. “Não porque não sejam brancos, mas porque são bons, muito bons e os melhores. Em tantas categorias. Negligenciados e ignorados todas as vezes. É tão deprimente. Viés inconsciente e sistêmico”.

Nos últimos anos, a BAFTA vinha se dedicando a aumentar a diversidade no processo de premiação de filmes. Uma revisão deu origem a 120 mudanças em seu processo de votação, além da adição de mil membros de comunidades sub-representadas.

A organização disse que 40% dos indicados nas categorias de atuação deste ano eram de origens étnicas diversas, ao contrário de 2020, quando todos os 20 indicados nas mesmas categorias eram brancos. Naquela ocasião, o vencedor Joaquin Phoenix (“Coringa”) disse em seu discurso que a indústria deveria trabalhar duro para “verdadeiramente entender o racismo sistêmico”.

Nessa edição mais recente, pessoas de outras etnias foram indicadas, mas nenhuma foi premiada. Viola Davis (“A Mulher Rei”), Danielle Deadwyler (“Till – A Busca por Justiça”) e
Michelle Yeoh (“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”), por exemplo, perderam o prêmio de Melhor Atriz para Cate Blanchett (“Tár”).

Na categoria de Melhor Filme, o alemão “Nada de Novo no Front”, com elenco europeu, venceu o prêmio principal, desbancando o favorito “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, com elenco asiático.