Audiência de “The Last of Us” não para de subir e bate novo recorde

A audiência de “The Last of Us” sobe sem parar nos EUA. De acordo com o levantamento da consultoria Nielsen, o quarto episódio da série foi 17% mais visto que o anterior, […]

Divulgação/HBO

A audiência de “The Last of Us” sobe sem parar nos EUA. De acordo com o levantamento da consultoria Nielsen, o quarto episódio da série foi 17% mais visto que o anterior, que já tinha crescido 12% em relação à exibição do segundo capítulo no canal pago HBO.

A exibição do último domingo (5/2) atraiu 7,5 milhões de espectadores ao vivo tanto na HBO quanto na HBO Max nos EUA, superando os 6,4 milhões da semana passada, que já eram superiores aos 5,7 milhões da semana anterior e muito mais que os 4,7 milhões que viram a estreia em 15 de janeiro.

Considerando apenas a audiência ao vivo, “The Last of Us” só perde para “A Casa do Dragão” na programação atual da HBO. A média de público da série já ultrapassou “Euphoria” e “The White Lotus”.

Vale lembrar que esses números refletem apenas a audiência ao vivo. Com as reprises e visualizações atrasadas em streaming, os dois primeiros episódios já tiveram mais de 21 milhões de views apenas nos EUA.

Nesta semana, a HBO optou por antecipar a exibição para sexta (10/2) para evitar a concorrência direta por público com o Super Bowl 2023, final do campeonato de futebol americano que acontece no domingo (12/2) – e costuma render as maiores audiências de todos os anos na TV dos EUA.

“The Last of Us” se passa num futuro pós-apocalíptico, após uma pandemia de fungos eliminar a maior parte da civilização. Os episódios seguem o contrabandista Joel (o astro de “The Mandalorian”, Pedro Pascal), contratado para levar Ellie (Bella Ramsey, de “Game of Thrones), uma adolescente de 14 anos que pode representar a cura da infecção, de uma zona de quarentena para uma organização que trabalha para acabar com a doença. Mas o que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e de partir o coração, conforme os dois atravessam os Estados Unidos e passam a depender cada vez mais um do outro para sobreviver.

Para a adaptação, o produtor-roteirista Craig Mazin se juntou ao próprio criador do game, Neil Druckmann, e alinhou um trio de cineastas consagrados em festivais internacionais para a edição dos episódios: o russo Kantemir Balagov (premiado no Festival de Cannes de 2019 por “Uma Mulher Alta”), a bósnia Jasmila Žbanić (de “Quo Vadis, Aida?”, drama vencedor do Spirit Award de Melhor Filme Internacional) e o iraniano Ali Abbasi (Melhor Direção da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2018 pelo perturbador “Border”, também conhecido como “Gräns”).

A HBO já renovou “The Last of Us” para sua 2ª temporada.