Tatjana Patitz, modelo do clipe “Freedom” de George Michael, morre aos 56 anos

A modelo alemã Tatjana Patitz, que entrou no imaginário pop ao estrelar o famoso clipe de “Freedom! ’90” (1990), de George Michael, morreu aos 56 anos. A notícia foi revelada nesta quarta-feira […]

Instagram/Tatjana Patitz

A modelo alemã Tatjana Patitz, que entrou no imaginário pop ao estrelar o famoso clipe de “Freedom! ’90” (1990), de George Michael, morreu aos 56 anos. A notícia foi revelada nesta quarta-feira (11/1) por seus agentes, mas a causa da morte não foi revelada.

Tatjana foi uma das principais estrelas da era das supermodelos dos anos 1980 e 1990. No clipe de George Michael, ela apareceu ao lado de outras top models de sua geração, como Cindy Crawford e Christy Turlington.

Embora tenha maior repercussão, este não foi o único clipe de sua carreira. Antes de “Freedom”, ela também participou dos vídeos de “Skin Trade” (1987) e “Burning the Ground” (1989), ambos do Duran Duran. Nessa época, ela era uma das modelos mais famosas do mundo.

“Tatjana sempre foi o símbolo europeu do chique, como Romy Schneider-encontra-Monica Vitti. Ela era muito menos visível do que seus colegas – mais misteriosa, mais adulta, mais inatingível – e isso tinha seu próprio apelo”, escreveu a editora da Vogue, Anna Wintour, em uma homenagem postada nas redes sociais pela manhã.

A top foi fotografada em capas da Vogue, Harper’s Bazaar e Marie Claire, entre muitas outras publicações, e modelou para grifes de luxo como Chanel e Versace.

Sua carreira nas passarelas também lhe rendeu papéis no cinema. Tatjana interpretou a si mesma em “Prêt-à-Porter” (1994), comédia clássica de Robert Altman que satirizava o mundo da moda, além de participação num episódio da sitcom “The Larry Sanders Show” (em 1995). Ela até arriscou outros papéis, fazendo pequenas participações nos thrillers “Sol Nascente” (1993) e “Restraining Order” (1999).

A última aparição nas telas foi num clipe da banda Korn, “Make Me Bad”, no ano 2000.

Lembre abaixo sua participação em “Freedom! ’90”.