Séries: Produções sobre a Boate Kiss marcam estreias da semana

A lista de estreias serializadas da semana destaca duas atrações sobre o incêndio da Boate Kiss: uma obra com atores na Netflix e uma produção documental na Globoplay. Ambas lembram a fatídica […]

Divulgação/Netflix

A lista de estreias serializadas da semana destaca duas atrações sobre o incêndio da Boate Kiss: uma obra com atores na Netflix e uma produção documental na Globoplay. Ambas lembram a fatídica festa que resultou em centenas de mortos e também a impunidade, com a busca por justiça dos parentes e amigos das vítimas da tragédia gaúcha, que completa uma década nesta sexta (27/1).

A programação também é marcada pela estreia de diversas séries novas de fantasia juvenil, com fantasmas, lobisomens, multiverso e super-heróis. Mas também há produções adultas, inclusive um comédia estrelada por ninguém menos que Harrison Ford.

Confira abaixo 10 novidades para acompanhar nesse fim de semana.

 

| TODO DIA A MESMA NOITE | NETFLIX

 

A minissérie recria, de forma dramática, uma das maiores tragédias da história do Brasil: o incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 2013. A produção adapta o livro homônimo da jornalista Daniela Arbex sobre a história dos sobreviventes e dos familiares dos jovens mortos na tragédia. A escritora é consultora de roteiro dos cinco episódios, que foram escritos por Gustavo Lipsztein (“O Paciente – O Caso Tancredo Neves”) e dirigidos por Julia Rezende (“Meu Passado Me Condena”).

O elenco inclui Erom Cordeiro (“Filhas de Eva”), Paulo Gorgulho (“Segunda Chamada”), Leonardo Medeiros (“A Menina que Matou os Pais”), Thelmo Fernandes (“Sob Pressão”), Bianca Byington (“Boca a Boca”), Débora Lamm (“Amor de Mãe”), Flavio Bauraqui (“Pureza”), Laila Zaid (“Orgulho e Paixão”), Bel Kowarick (“O Rebu”), Nicolas Vargas (“Desalma”) e vários atores gaúchos.

O incêndio na Boate Kiss aconteceu em 27 de janeiro de 2013 causado pelo uso de um artefato pirotécnico em ambiente fechado. Além de custar a vida de 242 pessoas, deixou outras 680 feridas. Segundo as investigações, a casa noturna funcionava com mais gente do que a capacidade permitida. Dez anos depois, a luta por justiça continua.

 

| BOATE KISS – A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA | GLOBOPLAY

 

Além da a versão ficcional do incêndio da Boate Kiss na Netflix, o aniversário de uma década da tragédia também inspirou uma produção documental da Globoplay.

São cinco episódios, em que o jornalismo da Globo se debruça sobre as causas da enorme fatalidade e acompanha a repercussão do caso junto às famílias das vítimas e as autoridades locais. A obra traz entrevistas com familiares e sobreviventes, além de imagens da cobertura da imprensa, de celulares das vítimas e áudios que os serviços de emergência receberam na tragédia – que neste sábado (27/1), completa 10 anos.

O documentário é produzido e narrado por Marcelo Canellas, jornalista da TV Globo formado pela Universidade Federal de Santa Maria e que desde o início esteve próximo do caso por sua trajetória pessoal na cidade.

 

| FALANDO A REAL | APPLE TV+

 

A série de comédia traz Jason Segel (“How I Met Your Mother”) como um terapeuta que se encontra em luto pela morte da esposa, e durante um surto começa a quebrar as regras e a dizer a seus clientes exatamente o que pensa. Ignorando seu treinamento e ética, ele se vê fazendo grandes mudanças na vida das pessoas – incluindo na sua – para preocupação de seu mentor, vivido por Harrison Ford (“Star Wars: O Despertar da Força”).

Ford interpreta o Dr. Phil Rhodes, um psicólogo realista e pioneiro em terapia cognitivo-comportamental, que também enfrenta seus próprios problemas, tendo sido recentemente diagnosticado com Parkinson.

A atração foi criada por Bill Lawrence e Brett Goldstein, produtores de “Ted Lasso”, e pelo próprio Segel, e o elenco ainda conta com Christa Miller (“Scrubs”), Jessica Williams (“Love Life”), Michael Urie (“Um Crush para o Natal”), Luke Tennie (“Players”) e Lukita Maxwell (“Generation”).

A equipe ainda conta com o cineasta James Ponsoldt, que dirige episódios da série após comandar Segel no drama “O Fim da Turnê” (2015).

 

| GUERREIRAS | NETFLIX

 

A minissérie francesa se passa em 1914, um mês após a França ingressar na 1ª Guerra Mundial, quando as mulheres se tornaram maioria nas cidades e passaram a ocupar postos antes impossíveis. A trama acompanha quatro protagonista, uma prostituta, uma gerente de fábrica, a madre superiora de um convento transformado em hospital e uma enfermeira feminista. Apresentadas individualmente, elas logo se cruzam na luta em meio à luta pela sobrevivência diante da invasão alemã.

Com forte doses de melodrama, a série criada por Cécile Lorne (“H24”) é estrelada por Audrey Fleurot (“Intocáveis”), Julie De Bona (“Dias de Glória”), Camille Lou (“Mimadinhos”), Sofia Essaïdi (“Nostalgia”) e ainda destaca a veterana Sandrine Bonnaire (“O Acontecimento”).

 

| LOCKWOOD & CO. | NETFLIX

 

A série sobrenatural que fez a atriz Ruby Stokes abandonar “Bridgerton” é baseada na franquia literária de Jonathan Stroud e segue um trio de caça-fantasmas juvenis de Londres, cidade onde apenas os caçadores de fantasmas mais habilidosos se aventuram para combater espíritos malignos.

Stokes vive uma das três protagonistas: Lucy Carlyle, uma jovem dotada de poderes psíquicos, que encontra emprego com Anthony Lockwood e George Karim numa agência semi-amadora de detecção paranormal. Em meio a um mercado dominado por adultos, a empresa comandada pelos jovens tem um único e importante propósito: desvendar um grande mistério que mudará para sempre o curso da História – ou, ao menos, justificará suas carreiras nessa indústria competitiva.

Escrita, produzida e dirigida por Joe Cornish, diretor de “O Menino que Queria Ser Rei” e roteirista de “Homem-Formiga”, a atração também conta com o estreante Cameron Chapman e Ali Hadji-Heshmati (“Holby City”) no elenco central, respectivamente nos papéis de Lockwood e Karim.

 

| WOLF PACK | PARAMOUNT+

 

A nova série de lobisomens do criador de “Teen Wolf” ´r sinfdestaca em seu elenco Sarah Michelle Gellar (a eterna “Buffy: A Caça-Vampiros”) e o brasileiro Rodrigo Santoro (“Westworld”).

Santoro interpreta um guarda florestal dedicado a proteger o meio-ambiente, que é pai adotivo de dois adolescentes que testemunharam o ataque de uma criatura assassina durante um incêndio florestal. Quando uma investigadora começa a buscar pistas sobre o ataque, ele passa a ajudá-la, guardando segredo do que houve com os filhos.

O elenco inclui os jovens Armani Jackson (“O Último Caçador de Bruxas”), Bella Shepard (“The Wilds”) e os estreantes Chloe Rose Robertson e Tyler Lawrence Gray em papéis centrais.

Além de estrelar, Gellar é coprodutora da atração, que não é um spin-off de “Teen Wolf”, mas adaptação de uma coleção de livros de Edo Van Belkom. Sem gerar empolgação, a série foi considerada fraca pela crítica americana, com apenas 33% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| EXTRAORDINÁRIA | STAR+

 

A comédia britânica de fantasia se passa num mundo onde todos tem superpoderes, exceto Jen, que lembra Mirabel (de “Encanto”) esperando seu poder aparecer. Como o poder não surge, ela sente-se ficando pra trás, num emprego sem futuro e com um ficante voador que não tem intenção de comprometer. Para sua sorte, Jen tem uma amiga otimista, Carrie, que a impede de cair na autopiedade. Jen divide um apartamento com essa amiga e o namorado dela, além de um gato de rua, e todos – inclusive o gato, que se transforma em garoto – tentam confortá-la, enquanto ela tenta despertar seu possível superpoder.

Bem mais divertida que a premissa indica, a atração criada por Emma Moran (“Have I Got News for You”) e produzida por Sid Gentle (“Killing Eve”) destaca Máiréad Tyers (“Belfast”) como Jen, Sofia Oxenham (“Cursed: A Maldição do Lago”) como Carrie, Bilal Hasna (“Screw”) como o namorado Kash, e Luke Rollason (“Jack”) como o gato, e já estreou renovada para 2ª temporada.

 

| MILA NO UNIVERSO | NETFLIX

 

A série de aventura e sci-fi juvenil acompanha Mila (Laura Luz) que em seu 16º aniversário descobre um artefato que pode levá-la a universos paralelos. Com o poder de alterar realidades em mãos, a jovem embarca numa jornada para encontrar com sua mãe Elis (Malu Mader), que sumiu após descobrir a existência de múltiplos universos – passando a ser perseguida por um grupo misterioso chamado ‘Os Operadores’”. A história lembra uma mistura de “Loki” com “Uma Dobra no Tempo”, sem um quinto do orçamento dessas produções.

O elenco de “Mila no Multiverso” também conta com a modelo Yuki Sugimoto (Juliana), o cantor Dani Flomin (Pierre) e o ator João Victor (Vinícius), além de participações de Danilo de Moura (“Esposa de Aluguel”), Felipe Montanari (“Garota da Moto”), Amanda Lyra (“Tea For Two”) e Rafaela Mandelli (“Desnude”), entre outros.

 

| EXPRESS 2 | LIONSGATE+

 

A criação do espanhol Iván Escobar, responsável pelo sucesso “Vis a Vis”, gira em torno de uma equipe especializada em resolver casos de sequestros-relâmpago. Após ser vítima desta modalidade de crime, a psicóloga criminal Bárbara e sua família tentam resolver novos casos toda a semana.

Maggie Civantos, que estrelou “Vis a Vis” e “As Telefonistas”, tem o papel principal. Na 2ª temporada, ela descobre que os sequestros relâmpagos são apenas a ponta do iceberg de uma indústria construída e sustentada pelo medo. E que a empresa que os emprega, Zentral Risk, é um dos principais participantes de um sistema de corrupção abrangente e generalizado que continua a colocar a vida de sua família em risco.

 

| O IMORTAL | HBO MAX

 

O thriller espanhol se passa no submundo do crime de Madri durante os anos 1990, quando controle do tráfico e das boates estavam nas mãos da gangue Los Miami, cuja mera menção gerava pânico. “O Imortal” era o chefão de todos eles. Cheia de ação, tensão e violência, a série é uma recriação de seu reinado de terror.

Inspirado em fatos reais, o projeto foi concebido pelo produtor José Manuel Lorenzo (“Sem Notícias de Deus”) e traz Álex García (“Sagrada Família”) no papel-título. O elenco ainda inclui Jon Kortajarena (“Alto Mar”), María Hervás (“A Família Perfeita”), Claudia Pineda (“Desejo Sombrio”) e a cantora Chanel Terrero (“Cupido”)