Piada com Tom Cruise no Globo de Ouro gera mal-estar e críticas

O Globo de Ouro retornou na noite de terça-feira (10/1) com a promessa de reconhecer os erros do passado e tentar corrigi-los. Porém, ainda que a premiação tenha sido uma das mais […]

Instagram/Golden Globes

O Globo de Ouro retornou na noite de terça-feira (10/1) com a promessa de reconhecer os erros do passado e tentar corrigi-los. Porém, ainda que a premiação tenha sido uma das mais diversas da história do evento, o passado polêmico da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que gerou boicotes ao evento, foi ignorado ou transformado em piada com o intuito de mudar o foco a discussão. Ou, pior, revanchismo contra quem protestou contra as denúncias de racismo, falta de diversidade, corrupção e assédio dos integrantes da entidade.

Foi o caso, por exemplo, de uma piada feita pelo comediante Jerrod Carmichael, apresentador da cerimônia, contra Tom Cruise, que gerou mal-estar entre o público do evento e muitas críticas nas redes sociais. Em certo momento, Carmichael apareceu carregando três estatuetas do Globo de Ouro e dizendo que as havia encontrado nos bastidores e que aqueles eram os prêmios que o astro havia devolvido.

A piada fez referência à manifestação pública feita por Cruise, quando os casos de racismo e abusos envolvendo a HFPA vieram à tona. Na ocasião, o ator anunciou que iria devolver os prêmios que já havia ganhado. Além disso, Cruise também não participou da cerimônia deste ano, embora seu filme “Top Gun: Maverick” estivesse concorrendo em diversas categorias.

Carmichael, que abriu a cerimônia afirmando que tinha sido escolhido para apresentar o Globo de Ouro porque era negro, depois de toda a polêmica racial da HFPA, atacou, não sabe exatamente se a mando de alguém, o ator mais famoso que repudiou a premiação controversa. E isto chamou atenção.

Ele continuou seu esquete zombando da religião de Cruise. “Olha, eu sou apenas o anfitrião, brevemente ou o que quer que seja, mas tenho uma ideia: acho que talvez possamos pegar essas três coisas e trocá-las pelo retorno seguro de Shelly Miscavige”, brincou ele.

A reação do público foi mista. Poucas pessoas riram, algumas pareceram não gostar do comentário e a maioria ficou em silêncio ao final da piada. E essa reação não foi por desconhecimento do conteúdo. Todo mundo ali sabia quem era Shelly Miscavige e compreendia o “retorno seguro” a que Carmichael se referia.

Shelly Miscavige é (ou era) a esposa do líder da igreja da Cientologia, David Miscavige. Ela não é vista em público há 15 anos e existem muitas especulações a respeito do seu sumiço. Algumas narrativas afirmam que ela prefere manter a sua vida privada, longe do público. Outras dizem que algo pode ter acontecido com ela, e que a igreja está encobrindo isso.

A piada de Carmichael atacou tanto o envolvimento de Tom Cruise com a Igreja da Cientologia como seu silêncio ou cumplicidade diante do suposto desaparecimento de Shelly Miscavige. Ou seja, foi uma maneira do Globo de Ouro atacar um de seus críticos mais famosos e apontá-lo como hipócrita, praticamente dizendo que não existe ninguém inocente em Hollywood.

Os comentários nas redes sociais pegaram a malícia da piada, que acabou virando contra a hipocrisia do próprio Globo de Ouro.

Afinal, Carmichael reconheceu que a estratégia era mudar a narrativa logo no seu discurso inicial. Depois de dizer que foi escolhido para apresentar o Globo de Ouro porque era negro, explicou porque aceitou a missão: “Esta é uma noite em que podemos comemorar e acho que esta indústria merece noites como esta”.

Ou seja, apesar dos inúmeros problemas do Globo de Ouro, “o show tem que continuar”. Exemplo maior de hipocrisia, só a participação dos artistas famosos que foram ao evento, receberam prêmios, discursaram e agiram como se nada polêmico tivesse acontecido com a premiação. Premiadas na madrugada desta quarta (11/1), Zendaya, Cate Blanchett e Amanda Seyfried não foram ao evento, como o próprio Tom Cruise e outros.