10 filmes novos para o primeiro fim de semana do ano em casa

O cinema em casa do fim de semana destaca “Aftersun”, um dos melhores filmes de 2022, que tem surpreendido na atual temporada de premiações. O longa passou brevemente pelo circuito cinematográfico no […]

Divulgação/A24

O cinema em casa do fim de semana destaca “Aftersun”, um dos melhores filmes de 2022, que tem surpreendido na atual temporada de premiações. O longa passou brevemente pelo circuito cinematográfico no mês passado, e a rapidez com que foi retirado de cartaz só reforça a importância do streaming para quem quer acompanhar as novidades mais relevantes. Para completar, a programação está cheia de lançamentos inéditos no parque exibidor, incluindo produções com astros famosos como Christian Bale, Elizabeth Banks e Jon Hamm. Confira abaixo as 10 melhores estreias que só podem ser vistas em casa, via locadoras digitais ou serviços de assinatura.

 

| AFTERSUN | MUBI

 

O premiado drama britânico acompanha as lembranças de uma mulher chamada Sophie. Ela recorda a alegria e a melancolia de um feriado de verão na Turquia, que passou com o pai 20 anos atrás, quando era criança. Nesse passeio pela memória, eventos reais se misturam a fragmentos e fatos imaginários, enquanto ela busca preencher lacunas e reconciliar a imagem do pai com quem conviveu com as verdades sobre o homem que nunca conheceu.

A estreia da diretora Charlotte Wells venceu 15 prêmios internacionais, inclusive nos festivais de Cannes e Deuville, além de concorrer a mais cinco troféus no Spirit Awards 2023 (o Oscar do cinema independente) e render uma indicação a Paul Mescal (“A Filha Perdida”), intérprete do pai, ao troféu de Melhor Ator Europeu do Ano no European Film Awards.

 

| O PÁLIDO OLHO AZUL | NETFLIX

 

O terror gótico estrelado por Christian Bale (“Amsterdã”) e grande elenco gira em torno de uma série de assassinatos macabros na Academia Militar de West Point em 1830. Bale vive um detetive veterano que investiga os crimes, e para isso conta com a ajuda do jovem cadete, que mais tarde se tornaria mundialmente famoso como escritor, Edgar Allan Poe.

Harry Melling, conhecido como o Dudley Dursley da saga “Harry Potter”, vive Poe e o resto do elenco estelar inclui Gillian Anderson (“The Crown”), Lucy Boynton (“Bohemian Rhapsody”), Charlotte Gainsbourg (“Ninfomaníaca”), Toby Jones (“First Cow”), Timothy Spall (também de “Harry Potter”), Charlie Tahan (“Ozark”) e o veterano Robert Duvall (“O Juiz”).

O mistério filmado de forma bastante estilizada marca a terceira parceria entre Bale e o diretor Scott Cooper – após o thriller “Tudo por Justiça” (2013) e o western “Hostis” (2017).

 

| ENCURRALADOS EM VENEZA | HBO MAX

 

O novo terror do provocador Alex de La Iglesia (“Balada do Amor e do Ódio”) explora a xenofobia como justificativa para assassinatos em série. Quando um grupo de jovens turistas espanhóis chega a Veneza para uma despedida de solteiro, eles acabam irritando moradores locais que se cansaram de ver estrangeiros invadirem sua cidade, e precisam lutar para sobreviver a um banho de sangue.

A história foi escrita pelo premiado roteirista Jorge Guerricaechevarría, vencedor de dois troféus Goya (o Oscar espanhol) de Melhor Roteiro Adaptado, por “Cela 211” (2009) e “As Leis da Fronteira” (2021). Esta é sua 14ª parceria com Iglesia, após estrearem juntos no cultuado “Ação Mutante”, de 1993.

 

| DESUMANO | PARAMOUNT+

 

A comédia de terror adolescente acompanha um ônibus escolar que tem sua excursão interrompida por um acidente, largando um grupo de estudantes num local infestado por zumbis. Os relacionamentos são testados quando eles percebem que precisarão lutar para sobreviver até a reviravolta do fim.

A direção é de Marcus Dunstan, que também escreveu o roteiro com Patrick Melton. Os dois são bem conhecido dos fãs de horror pela parceria em vários filmes das franquias “Jogos Mortais”, “Banquete do Inferno” e “O Colecionador de Corpos”.

 

| MAIS QUE AMIGOS | VOD*

 

A primeira comédia romântica gay assumida de um grande estúdio de Hollywood traz Billy Eichner (“American Horror Story”), que também é autor do roteiro, como um podcaster gay e cínico de 40 anos, que apesar de sua visão amarga sobre o amor, começa a se relacionar com um homem bonito, interpretado por Luke Macfarlane (“Killjoys”). Ambos desconfiam de relacionamentos estáveis, mas mesmo assim continuam se vendo. A história se esforça para demonstrar como o romance homossexual é diferente do heterossexual, mas no final o que se vê é que as diferenças não são tão grandes assim.

A direção é de Nicholas Stoller, conhecido por várias comédias de sucesso, como “Ressaca de Amor”, “Vizinhos” e até a animação “Cegonhas: A História que não te Contaram”.

 

| CONFESSA, FLETCH | VOD*

 

A comédia noir retoma o protagonista de “Assassinato por Encomenda”, sucesso de 1985 que introduziu o comediante Chevy Chase como o repórter investigativo Irwin M. Fletch. Chamado de “Fletch” nos EUA, o longa original era baseado numa franquia literária e chegou a ganhar sequência em 1989 – “Fletch Vive”.

Jon Hamm, astro da série “Mad Men”, vive o novo Fletch numa adaptação oficial dos livros, com direção de Greg Mottola (“Superbad: É Hoje”). Na trama, Flecth se vê envolvido numa teia de assassinatos relacionados ao roubo de obras de artes, com ele mesmo sendo um dos suspeitos.

A produção promove uma mini-reunião de “Mad Men” via participação de John Slattery, e também inclui em seu elenco Lorenza Izzo (“Bata Antes de Entrar”), Marcia Gay Harden (“Cinquenta Tons de Cinza”), Kyle MacLachlan (“Twin Peaks”) e Annie Mumolo (“Duas Tias Loucas de Férias”).

 

| OS REIS DO MUNDO | NETFLIX

 

Vencedor dos festivais de San Sebastián e Zurique no ano passado, o filme da colombiana Laura Mora Ortega (“Fronteira Verde”) acompanha cinco menores abandonados de Medellin, que formam um clã fraterno e se aventuram no mundo com seu próprio senso de ética e visão de mundo. Juntos, embarcam numa jornada pelo interior da Colômbia em busca de um pedaço de terra que um deles herdou da falecida avó. Como milhares de outros colombianos, ela já foi violentamente expulsa por paramilitares, mas um programa de restituição do governo recuperou a herança para o menino. Nessa viagem, eles conhecem pessoas que podem ajudá-los, mas também colocá-los em perigo. E muitas vezes, eles próprios são o perigo.

 

| DISQUE JANE | VOD*

 

O drama baseado em fatos reais conta a história de uma rede clandestina de abortos que funcionou nos EUA nos anos 1960. Elizabeth Banks (“As Panteras”) vive uma dona de casa que descobre que pode morrer se não interromper sua gravidez. Como o aborto ainda era proibido na época, ela encontra uma alternativa para sobreviver num grupo de mulheres, autodenominadas de Jane, que oferece acesso à prática proibida para necessitadas, independentemente de suas situações legais ou condições financeiras. Mas a iniciativa chama atenção da polícia.

A produção marca a estreia na direção de cinema da dramaturga Phyllis Nagy, que foi indicada ao Oscar pelo roteiro de “Carol”, e também destaca em seu elenco Sigourney Weaver (“Avatar”) e Wunmi Mosaku (“Loki”) como líderes das Janes. Apesar de ser um drama de época, a história se tornou bastante atual graças à reversão dos direitos ao aborto em muitos estados dos EUA, o que causou um retorno às situações descritas no filme.

Vale lembrar ainda que a HBO Max lançou um documentário sobre essa história, “As Janes: Mulheres Anônimas”, disponibilizado em junho passado em streaming.

 

| AMADO | VOD*

 

O cinema e a TV já mostraram muitas histórias de policial incorruptível enfrentando colegas que são bandidos de farda. Esta se diferencia pela pegada mais realista, resultante das locações em Ceilândia, Brasília, onde a história verdadeira supostamente aconteceu, além de uma estética semi-documental vibrante. Sérgio Menezes (“Hard”) vive o Amado do título, um PM que pode ser taxado de truculento, mas nunca de corrupto. Quando se recusa a repartir dinheiro de traficantes apreendido numa batida, ele se torna alvo dos colegas da corporação.

A direção é compartilhada por Edu Felistoque (“Cracolândia”) e Erik De Castro (“Cano Serrado”).

 

| BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM | GLOBOPLAY

 

A nova comédia cearense de Halder Gomes e seu cúmplice Edmilson Filho (ambos de “Cine Holliúdy”) traz Monique Alfradique como uma influencer ricaça que perde tudo quando seu pai milionário é implicado em um esquema de corrupção. De uma hora para outra, ela fica sem teto e precisa se refugiar na última propriedade da família ainda disponível: uma fazenda caindo aos pedaços em Quixeramobim, interior do Ceará. Mas ao chegar lá, encontra Edmilson Filho instalado e dizendo ser o dono do lugar.

A premissa parece uma comédia romântica, o que não deixa de ser, embutida numa Sessão da Tarde divertida, que ainda inclui Falcão, o youtuber Max Petterson e a mineira Chandelly Braz em seu primeiro filme, após muitas novelas.