Netflix volta a crescer e entra em 2023 com nova chefia

A Netflix teve um aumento de 7,66 milhões de assinantes no último semestre de 2022, após lançar sua assinatura mais barata com adição de anúncios. Trata-se de um número maior do que […]

Unsplash/Dima Solomin

A Netflix teve um aumento de 7,66 milhões de assinantes no último semestre de 2022, após lançar sua assinatura mais barata com adição de anúncios. Trata-se de um número maior do que a plataforma de streaming havia previsto, que era de 4,5 milhões.

O crescimento acima das expectativas mudou os humores do mercado, que esperava o menor crescimento de último trimestre da Netflix desde 2014. O pior é que a previsão pessimista fez com que as ações da empresa caíssem. Porém, a receita da empresa foi de lucro, atingindo US$ 7,85 milhões no quarto trimestre de 2022 – e deve crescer para US$ 8,17 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Embora a Netflix viesse se recuperando desde o terceiro trimestre de 2022, quando começou a adicionar assinantes pela primeira vez naquele ano, a empresa se viu forçada a reavaliar seus últimos anos após apontar perda de clientes. Além de várias rodadas de demissões e maior controle orçamentário, estreou um nível de assinatura mais barata com anúncios em 3 de novembro.

Em meio a essa guinada, a Netflix agora completa sua reinvenção com o anúncio da maior mudança de liderança desde seu lançamento, com Reed Hastings, fundador da empresa, deixando o cargo de co-CEO. Ele era um grande opositor da entrada de anúncios na plataforma e defendia que a plataforma tinha que gastar, gastar e gastar. O novo modelo de negócios da empresa, resultante da crise do ano passado, é o oposto disso e se provou a saída para voltar a crescer. Com as mudanças, Hastings perdeu força e agora assumirá uma posição no conselho de diretores da empresa, como presidente executivo.

Seu substituto é Greg Peters, que ingressou na plataforma em 2008 e era diretor de operações e de produtos da Netflix. Ele dividirá o comando da companhia com Ted Sarandos, que antes de ser promovido a CEO por Hastings era o diretor de conteúdo original do streaming.

“2022 foi um ano difícil, com um início turbulento, mas um final mais brilhante. Acreditamos que temos um caminho claro para reacelerar nosso crescimento de receita: continuar a melhorar todos os aspectos da Netflix, lançar o compartilhamento pago e desenvolver nossa oferta de anúncios”, disse Hastings em uma carta aos seus acionistas. “Como sempre, nossas estrelas guias continuam agradando nossos membros e construindo uma lucratividade ainda maior ao longo do tempo.”

De fato, ajudou muito a Netflix terminar 2022 com diversos sucessos, como a série “Wandinha”, o filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” e a série documental “Harry & Meghan”.

“Foi um batismo de fogo, devido à pandemia e aos desafios recentes em nossos negócios”, acrescentou Hastings. “Mas ambos [Sarandos e Peters] administraram incrivelmente bem, garantindo que a Netflix continue melhorando e desenvolvendo um caminho claro para reacelerar nossa receita e crescimento de ganhos. Portanto, o conselho e eu acreditamos que é o momento certo para concluir minha sucessão.”

“Quero agradecer a Reed por sua liderança visionária, orientação e amizade nos últimos 20 anos”, disse Sarandos em comunicado. “Desde que Reed começou a delegar a gestão para nós, Greg e eu construímos um forte modelo operacional baseado em nossos valores compartilhados e abordagem de crescimento semelhante. Estou muito animado para começar este novo capítulo com Greg como co-CEO.”

As mudanças de comando também atingiram outros departamentos com algumas promoções. A ex-chefe global de TV, Bela Bajaria, é agora a diretora de conteúdo da empresa, cargo mais recentemente ocupado por Sarandos, e Scott Stuber agora é o presidente da Netflix Film, responsável pelos longas da companhia.

Vale apontar que a recuperação da Netflix resgata a fé de Hollywood e de Wall Street no streaming. Quando a empresa começou o primeiro semestre de 2022 com uma série de relatórios de ganhos desastrosos, revelando ter perdido mais de 970 mil assinantes, os investidores começaram a entrar em pânico. A Netflix perdeu bilhões em valor de mercado, e esse temor repercutiu em outras empresas que apostaram no streaming, como Disney e Warner Bros. Discovery – a primeira teve um impacto de US$ 1,47 bilhão em perdas de streaming e a segunda ainda está passando por uma reformulação.

Este ano, espera-se que a Netflix mantenha seu orçamento de US$ 17 bilhões para gastos com conteúdo, como disse o diretor financeiro Spencer Neumann em teleconferências anteriores. Mas a lista de filmes anunciados para 2023 será significativamente menor do que nos anos anteriores. Ao todo, serão lançados 49 longas-metragens, um número bastante inferior aos 86 títulos de 2022.