Globo de Ouro 2023 não será exibido no Brasil

A premiação do Globo de Ouro 2023 não será exibida na televisão brasileira. O canal pago TNT, que tradicionalmente transmite a cerimônia no Brasil, decidiu não fazer a cobertura deste ano, que […]

Divulgação/HFPA

A premiação do Globo de Ouro 2023 não será exibida na televisão brasileira. O canal pago TNT, que tradicionalmente transmite a cerimônia no Brasil, decidiu não fazer a cobertura deste ano, que está marcada para terça-feira, dia 10 de janeiro.

Com isso, o público brasileiro ficará sem alternativa no país para acompanhar o evento. Apenas o canal pago E! trará imagens dos famosos, exibindo o tapete vermelho a partir das 20h do dia 10 de janeiro. Mas a transmissão se encerra antes da entrega das estatuetas.

Assim, os interessados em acompanhar a cerimônia precisarão encontrar opções americanas na internet e possuir um bom aplicativo de VPN.

A premiação também teve dificuldades para emplacar até na televisão dos EUA. O Globo de Ouro não foi transmitido no ano passado, após enfrentar boicote generalizado de astros, agentes de talento, estúdios e da rede NBC, responsável por sua transmissão original.

O motivo do cancelamento foram polêmicas envolveram racismo e falta de diversidade dentro da organização responsável por sua realização, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), além de acusações de corrupção, assédio e abuso sexual, que geraram revolta geral, culminando na retirada dos estúdios da competição esvaziada de 2022, que “aconteceu” sem a presença de artistas.

Desde então, a entidade que organiza o Globo de Ouro tem se reorganizado para evitar que os mesmos erros aconteçam novamente. A HFPA adicionou 103 novos votantes, que se somaram aos cerca de 80 anteriormente existentes, e adotou um manual de ética. Além disso, teve seu controle adquirido pela empresa de investimentos Eldridge Industries, que também assumiu a propriedade da Dick Clark Productions, a produtora de longa data do evento. Desse modo, o dono da Eldridge Industries, Todd Boehly, passou a aturar como CEO interino do HFPA desde outubro de 2021.

Essas mudanças estimularam a NBC a retomar a transmissão neste ano. Mas alguns artistas recusaram o convite para participar da premiação. O ator Brendan Fraser, que vem de uma performance elogiada em “A Baleia” e é considerado presença garantida nos diversos eventos de premiação da temporada, afirmou que não participaria da cerimônia, que marcará 20 anos de um abuso que ele sofreu no evento.

O Globo de Ouro de 2023 será apresentado pelo comediante Jerrod Carmichael (“The Carmichael Show”) e contará com homenagens a Eddie Murphy (“Um Príncipe em Nova York 2”) e a Ryan Murphy (criador de “Dahmer: Um Canibal Americano”).

Com oito indicações, o filme irlandês “Os Banshees de Inisherin” lidera a lista de candidatos aos prêmios, seguido pelo fenômeno indie “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” com seis, e “Babilônia” e “Os Fabelmans” empatados com cinco indicações. Desde o anúncio da lista, porém, “Babilônia” chegou aos cinemas e foi execrado por público e crítica americanos.