Fred Nicácio, do “Queer Eye”, entra no Camarote do “BBB 23”

O time do Camarote ganhou um peso extra com a confirmação de Fred Nicácio (35), o apresentador do “Queer Eye”. Ele foi anunciado durante o “Rei do Gado”, nesta quinta-feira (12/1). Fred […]

Divulgação/Globo

O time do Camarote ganhou um peso extra com a confirmação de Fred Nicácio (35), o apresentador do “Queer Eye”. Ele foi anunciado durante o “Rei do Gado”, nesta quinta-feira (12/1).

Fred nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Por ser filho de pai militar e mãe religiosa, o médico sofreu preconceito por conta de sua orientação sexual. “Não falo com meus pais há anos, [mas] eles estão vivos”, contou ao Gshow.

“Eu era uma criança que trazia uma doçura, uma sensibilidade junto comigo. E isso sempre foi lido como ser afeminado. Na minha infância, em uma cidade do interior, cercado por religião e militarismo, isso era um problema enorme.”

“Me confundia um pouco diante de quem eu realmente era, de quem eu sabia que eu era, mas não tinha nitidez para ver isso”, afirmou. “[Hoje,] eu tenho o afeto como agente transformador.”

Para além do programa da Netflix, o médico ficou famoso por seus atendimentos acolhedores e coleciona vídeos afetuosos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Num dos clipes virais, Fred aparece atendendo o neto de Dona Eunice (74), que se emocionou ao ver um médico preto atendendo sua família pela primeira vez na vida.

Com a participação no “BBB 23”, Fred Nicácio pretende mudar o imaginário coletivo do que é ser médico no Brasil. “Quero que as pessoas falem: médico, preto, de dread e gay. Ser médico e preto no Brasil já é um ato de resistência. Meu corpo já é um corpo político por estar ali”, declarou.

“Me orgulho de tantas coisas que eu fiz ao longo da minha vida, mas principalmente de ser um homem livre. Eu tatuei aqui no pescoço: liberdade. Que orgulho ter conquistado a minha liberdade”, afirmou.

Há três anos, Fred Nicácio pediu a mão do companheiro Fábio Gelonese em casamento numa ida emocionante ao Cristo Redentor.

“Eu decidi me ajoelhar diante de um símbolo mundial de fé. Cristo, Oxalá… Não importa. O que importa mesmo é que fui junto de vocês em busca dessa benção, e nós descemos de lá abençoados”, escreveu na celebração da Boda de Trigo.

Descrito como alguém que tem alma de artista num corpo de fisioterapeuta, Fred esbanja um sorriso encantador e um espírito festeiro.