Flopou? Audiência baixa do “BBB 23” pode ser enganosa

O “BBB 23” amarga a pior audiência de todos as edições do reality da Globo. Depois de uma das estreias menos vistas dos “BBBs”, o público televisivo mingou ainda mais e a […]

Divulgação/Globo

O “BBB 23” amarga a pior audiência de todos as edições do reality da Globo. Depois de uma das estreias menos vistas dos “BBBs”, o público televisivo mingou ainda mais e a primeira prova do líder resultou na pior sintonia das quintas de um “BBB”.

A média registrada pela Kantar Ibope foi de 17,9 pontos na Grande São Paulo. Isto manteve o reality bem à frente da concorrência em seu horário, mas longe de ser o famoso carro-chefe da programação da Globo.

Dentre as atrações da emissora, a edição de quinta ficou abaixo do desempenho até da novela das seis, “Mar do Sertão” (19,0). A lista de programas que tiveram mais audiência incluem ainda “Travessia” (23 pontos), “Jornal Nacional” (21,9), “SP2” (19,5) e “Vai na Fé” (19,3)

E o desempenho fica ainda mais negativo quando comparado à performance do programa de 2021, quando a emissora tinha a impressionante média de 30 pontos nas noites de Prova do Líder.

Há quem acredite que o desempenho na TV possa estar sendo prejudicado pela repercussão negativa de “Travessia”, que não tem empolgado o público e sofre com críticas negativas. Essa avaliação tem levado páginas de fofoca a apontar que a edição flopou.

Será mesmo?

O engajamento nas redes sociais está bombando. O Twitter tem mantido de três a quatro tópicos simultâneos do programa entre os assuntos mais comentados durante a maior parte do dia – e não apenas durante a exibição na Globo. A mídia especializada em TV também tem se debruçado sobre os participantes com uma enxurrada de pautas.

Em resumo, fala-se mais do “BBB 23” do que se falou do “BBB 22”, com direito a polêmicas antes mesmo do fim da primeira semana da produção.

Isto se deve, claro, ao fato de a edição 23 estar entregando muito mais entretenimento que a geração lolliflop. Mas também pode significar que o público está acompanhando o programa pela Globoplay.

O grupo Globo não abre os números do streaming para cravar um crescimento na audiência digital. Entretanto, as interações e comentários sobre situações vistas na transmissão da plataforma tende a indicar uma migração da transmissão aberta para a assinatura.

Esse detalhe coloca em cheque as análises sobre o programa feitas a partir da audiência televisiva.

Enquanto não surgirem indicativos dos assinantes da Globoplay, é impossível cravar que a fórmula do “BBB” esgotou. Até porque nenhum programa de TV capaz de gerar R$ 1 bilhão em receita de patrocínio pode ser considerado fracasso.