O roteirista e produtor Greg Berlanti, criador das séries que compõem o chamado “Arrowverso” (além de diversas outras atrações), fechou um novo acordo milionário de produção com a divisão televisiva da Warner. O acordo terá duração de cinco anos e vai recompensar Berlanti com base no sucesso das séries que produzir.
Trata-se, portanto, de um acordo diferente daquele que ele tem em vigor, que incluiu bônus com base no número de séries produzidas. Com a venda e mudança de foco do canal The CW, que comprava a maioria das produções de Berlanti, o contrato deixou de ser viável.
Graças ao incentivo anterior, Berlanti virou uma máquina de produzir séries, estabelecendo um recorde como o produtor com a maior quantidade de atrações em exibição ao mesmo tempo – na temporada de 2019-2020, este número chegou a 20 títulos simultâneos.
Fontes do The Hollywood Reporter afirmam que o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, foi pessoalmente atrás de Berlanti para fechar o acordo. Foi ele quem anunciou o negócio.
“Greg é um grande talento, e o impacto de sua narrativa prolífica e poderosa na Warner Bros. e no público, e em nossa cultura, é simplesmente ‘uau'”, disse Zaslav. “Ele começou sua carreira conosco e temos muita sorte que vá continuar a construir e expandir nosso estúdio de TV no futuro”.
A presidente do Warner Bros. TV, Channing Dungey, também se manifestou. “Estamos muito entusiasmados em continuar nossa parceria com um dos contadores de histórias mais talentosos, celebrados e atraentes do setor. Greg é um visionário, um pioneiro e um líder, mas, mais do que isso, ele é um membro querido da família Warner Bros. Colaborar com Greg é um privilégio tremendo, e mal podemos esperar para ver que histórias ele e sua equipe trarão à vida nos próximos anos”, disse, em comunicado.
Berlanti é um dos produtores-showrunners mais importantes da atualidade. Trabalhando na WBTV desde 2001, ele produziu/criou mais de 40 séries nas últimas duas décadas. Durante a temporada 2019-20, quando teve um recorde de 20 séries no ar ou em produção ao mesmo tempo, seus títulos cobriam cinco noites da semana em seis redes e streamers diferentes.
Atualmente, a Berlanti Productions tem mais de 15 séries no ar ou em gravação nesse momento.
“Todos os dias acordo grato por poder contar histórias para ganhar a vida com tantas pessoas talentosas que amo”, disse Berlanti. “Com este acordo, terei a sorte de entrar em minha terceira década fazendo TV e chamando a Warner Bros. de minha casa. O negócio da TV mudou e a Warner Bros. mudou também, mas estou mais grato do que nunca por fazer televisão e trabalhar com uma líder apaixonada, brilhante e gentil como Channing Dungey e ao lado de um velho amigo sábio como Brett Paul. No tempo em que conheci David Zaslav, [vi que] ele é o mais raro dos líderes de Hollywood: honesto, leal e visionário sobre o tipo de Warner Bros. próspera que ele deseja construir para o futuro, em que contadores de histórias como eu podem ter um lar para contarem histórias que emocionam e comovem o público em todo o mundo, nos próximos anos.”
Não ficou claro como as produções de Berlanti, que criou muitas séries de super-heróis da DC, vão dialogar com as produções do DC Studios, comandado pelo diretor James Gunn e pelo produtor Peter Safran (ambos de “O Esquadrão Suicida”). Provavelmente, ele passe a apresentar projetos para os novos comandantes da DC e recebe encomenda deles. Um desses projetos é uma série sobre a tropa dos Lanternas Verdes, que segue em desenvolvimento para a HBO Max.
Vale ressaltar que o acordo de Berlanti com a WBD é apenas para produções televisivas. Ele mantém um acordo à parte para filmes com a Netflix.