Criador de “Rick and Morty” é acusado de violência doméstica

O roteirista e dublador Justin Roiland, co-criador da série animada “Rick and Morty”, foi acusado de violência doméstica e pode ser preso. O incidente aconteceu em 2020, mas só vazou na quinta […]

Instagram/Justin Roiland

O roteirista e dublador Justin Roiland, co-criador da série animada “Rick and Morty”, foi acusado de violência doméstica e pode ser preso. O incidente aconteceu em 2020, mas só vazou na quinta (12/1), pois até então corria em segredo de Justiça. Após a denúncia, Roiland foi indiciado com uma acusação de agressão doméstica com lesão corporal e uma acusação de crime de cárcere privado por ameaça, violência, fraude e/ou engano.

De acordo com a pena prevista na Califórnia (onde o caso será julgado), Roiland pode ser preso por até sete anos e ter que pagar multas pesadas, caso seja condenado. Até o momento, não foi marcada a data do julgamento e existe a possibilidade de o caso ser arquivado. O artista se declara inocente de todas as acusações e seus advogados indicam que ele vai manter o mesmo posicionamento.

“Para ser claro, não apenas Justin é inocente, como também temos todas as expectativas de que este assunto esteja prestes a ser encerrado assim que o escritório do promotor distrital concluir sua revisão metódica das evidências”, disse o advogado de Roiland, T. Edward Welbourn, ao site Deadline. “Estamos ansiosos para limpar o nome de Justin e ajudá-lo a seguir em frente o mais rápido possível.”

Após pagar uma fiança de US$ 50 mil em agosto de 2020, Roiland recebeu uma ordem de restrição que exigia que ele mantivesse uma distância de pelo menos 30 metros da pessoa que ele supostamente agrediu. Além disso, não pode ter nenhum contato ou assediar a pessoa acusadora. A ordem só expira em outubro deste ano.

Além de ter criado “Rick and Morty” em parceria com Dan Harmon, Roiland também dá voz ao protagonista, o cientista Rick Sanchez. Ele também criou a série “Solar Opposites”, renovada para a 5ª temporada, e produz “Koala Man”, lançada nesta semana pela plataforma Star+.

Essa não é a primeira acusação envolvendo a equipe criativa de “Rick e Morty”. Há cinco anos, o co-criador Dan Harmon foi acusado de assediar a roteirista Megan Ganz, que trabalhava em outra série dele, “Community”. Ele também teria se tornado vingativo quando ela rejeitou seus avanços.

Na ocasião, Harmon emitiu um pedido de desculpas público e ela o perdoou.