“Avatar 2” supera “Top Gun: Maverick” como maior bilheteria de 2022

O filme “Avatar: O Caminho da Água” ultrapassou algumas marcas importantes nesta quarta (4/11). Segundo projeções do site americano Deadline, a arrecadação do dia ajudou o longa a atingir US$ 1 bilhão […]

Divulgação/20th Century Studios

O filme “Avatar: O Caminho da Água” ultrapassou algumas marcas importantes nesta quarta (4/11). Segundo projeções do site americano Deadline, a arrecadação do dia ajudou o longa a atingir US$ 1 bilhão nas bilheterias internacionais. Somando este montante com o faturamento doméstico, a continuação do blockbuster de 2009 chegou a cerca de US$ 1,5 bilhão e assim superou “Top Gun: Maverick” (que rendeu US$ 1,48 bilhão) como o lançamento de 2022 com maior bilheteria nos cinemas.

“Avatar: O Caminho da Água” também se tornou a 12ª maior bilheteria de todos os tempos. Além disso, consagrou-se como a segunda maior bilheteria da era pandêmica, atrás apenas de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (US$ 1,9 bilhão).

Diante dos números grandiosos, já há analistas apontando que o filme finalmente se tornou lucrativo. Como os custos de produção e divulgação de “Avatar” foram muito altos – e os lucros no mercado estrangeiro são reduzidos, porque uma grande parcela da arrecadação fica com os distribuidores internacionais -, o próprio Cameron admitiu que “Avatar: O Caminho da Água” precisaria ter faturamento elevado.

Segundo uma estimativa feita por ele, o filme precisaria render cerca de US$ 2 bilhões para se tornar lucrativo. Mas estimativas mais otimistas do mercado sugeriram que o “break even” poderia acontecer com US$ 1,5 bilhão.

O primeiro “Avatar” (2009) se tornou a maior bilheteria da história, com US$ 2,97 bilhões em todo o mundo. Porém, além das qualidades da obra, o filme original também foi beneficiado pela “novidade” da tecnologia 3D, pouco usada naquela época.

Já a continuação enfrenta dificuldades de um mercado que ainda não se estabilizou após a pandemia – e com o ressurgimento do vírus na China – , além do conflito da Rússia contra a Ucrânia, que fechou o mercado russo ao filme.

Até terça-feira, os 10 principais mercados do filme eram: EUA e Canadá (US$ 446,9 milhões) China (US$ 165,5 milhões), França (US$ 95 milhões), Coréia do Sul (US$ 77,2 milhões), Alemanha (US$ 73,4 milhões), Reino Unido (US$ 59,5 milhões), Índia (US$ 51,4 milhões), México (US$ 39,1 milhões), Austrália (US$ 37,9 milhões) e Itália (US$ 33,8 milhões).

“Avatar: O Caminho da Água” acompanha a família dos personagens Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), introduzindo seus filhos, que são forçados a buscar asilo com uma tribo litorânea ao serem expulsos de sua comunidade na floresta pelos invasores da Terra.

O elenco inclui a volta da maioria dos atores do primeiro filme – como Sigourney Weaver, Stephen Lang, CCH Pounder, Joel David Moore e Matt Gerald (mas não Michelle Rodriguez!) – , junto com novidades como Kate Winslet (“O Leitor”), Michelle Yeoh (“Star Trek: Discovery”), Oona Chaplin (“Game of Thrones”), Edie Falco (“Nurse Jackie”) e Cliff Curtis (“Fear the Walking Dead”).

Assista abaixo ao trailer do filme.