Alec Balwin é acusado formalmente de homicídio no set do filme “Rust”

Poucos dias após a promotora Mary Carmack-Altwie anunciar que faria o indiciamento, o ator Alec Baldwin foi acusado formalmente pela promotoria do Novo México por homicídio culposo nesta terça (31/1). Ele será […]

Divulgação/ABC News

Poucos dias após a promotora Mary Carmack-Altwie anunciar que faria o indiciamento, o ator Alec Baldwin foi acusado formalmente pela promotoria do Novo México por homicídio culposo nesta terça (31/1). Ele será julgado por seu envolvimento em um acidente no set de gravações do filme “Rust” em 2021, que resultou na morte da cinematógrafa Halyna Hutchins, atingida por um disparo de uma arma cenográfica manipulada pelo ator.

Além de Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed, armeira responsável pela segurança do revólver, também será julgada em duas acusações relativas à morte de Hutchins.

“Somente no dia do tiroteio, as evidências mostram que nada menos que uma dúzia de atos, ou omissões de imprudência, ocorreram no curto espaço de tempo anterior ao almoço e à hora do tiroteio, e isso não inclui o manuseio imprudente da arma de fogo por Baldwin”, diz o inquérito assinado pelo investigador especial Robert Shilling, do escritório do promotor público de Santa Fé, Novo México.

“Baldwin, por ato direto, omissão ou falha em agir a partir de sua posição como produtor, contribuiu diretamente e/ou falhou em mitigar inúmeras ações imprudentes e perigosas durante um período de tempo muito curto”, continua o processo.

“Os padrões da indústria, protocolos e procedimentos comuns de segurança de armas de fogo em sets de filmagem exigem que o armeiro, após realizar uma verificação de segurança com o primeiro assistente de direção, realize uma segunda verificação de segurança com o ator que manuseia a arma de fogo”, observa o documento. “Essa violação imprudente dos padrões e segurança das armas de fogo ocorreu duas vezes antes do tiroteio, e Baldwin falhou em agir para mitigar ou corrigir as violações imprudentes de segurança, nem em sua qualidade de ator nem como produtor.”

“Esse desvio imprudente dos padrões, práticas e protocolos conhecidos causou diretamente o tiroteio fatal”, acrescenta a papelada. “Baldwin agiu com desrespeito imprudente e/ou mais do que mera negligência neste incidente. Baldwin agiu com desrespeito intencional pela segurança de outras pessoas e de uma maneira que colocou outras pessoas em perigo e ele claramente deveria saber do perigo de suas ações que levaram à morte de Hutchins. Além disso, Baldwin manuseou a arma de forma negligente”

Halyna Hutchins foi baleada em 21 de outubro de 2021, durante o ensaio de uma cena de “Rust”, quando um revólver antigo empunhado por Baldwin disparou. Ele recebeu a arma do produtor assistente David Halls, que lhe disse que ela não continha munição real. Porém, ao disparar a arma, Baldwin matou Hutchins e feriu o diretor Joel Souza. (Nenhuma acusação foi feita em relação ao ferimento do diretor.)

David Halls assinou um acordo judicial, assumindo culpa pela acusação de uso negligente de uma arma letal. Os termos do seu acordo incluem uma sentença suspensa e seis meses de liberdade condicional.

Luke Nikas, advogado de Baldwin, disse, em comunicado, que seu cliente “confiou nos profissionais com quem trabalhou, que lhe garantiram que a arma não tinha munição real”. Porém, cinco balas de verdade foram encontradas no set, misturadas com balas de festim.

“Esta decisão distorce a trágica morte de Halyna Hutchins e representa um terrível erro judiciário”, disse ele. “O senhor Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma bala de verdade na arma – ou em qualquer lugar do set de filmagem”.

Jason Bowles, advogado de Gutierrez-Reed, também disse que as acusações são o “resultado de uma investigação muito falha e uma compreensão imprecisa de todos os fatos”.

Já o advogado da família de Hutchins celebrou a decisão. Em comunicado, Brian Panish disse que apoia as acusações e cooperará com a promotoria.

“Queremos agradecer ao xerife de Santa Fé e à promotoria pública por concluir sua investigação minuciosa e determinar que as acusações de homicídio involuntário são justificadas pelo assassinato de Halyna Hutchins com desrespeito consciente pela vida humana”, disse ele. “Nossa investigação independente também confirma que as acusações são justificadas.”

Baldwin e Gutierrez-Reed serão “acusados alternativamente” por duas acusações de homicídio culposo. Isso significa que, se um júri considerar qualquer um deles culpado, também determinará sob qual definição de homicídio involuntário eles são culpados, de acordo com o anúncio da promotoria.

Para que o homicídio involuntário seja provado, deve haver prova de negligência. De acordo com a lei do Novo México, homicídio involuntário é um crime de quarto grau e é punível com até 18 meses de prisão e multa de US$ 5 mil. Isso inclui a acusação de uso negligente de uma arma de fogo.

“Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls – tivesse feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje. É simples assim”, disse a promotoria do Novo México. “As evidências mostram claramente um padrão de desrespeito criminoso pela segurança no set de filmagem de ‘Rust’. No Novo México, não há espaço para sets de filmagem que não levem a sério o compromisso de nosso estado com a segurança de armas e a segurança pública”.