Terror brutal é o destaque do fim do ano nos cinemas

O ano chega ao fim com um banho de sangue nos cinemas. O filme mais extremo de 2022 é o principal lançamento desta quinta (29/11), com distribuição em 600 salas. Nos EUA, […]

Divulgação/Cinedigm

O ano chega ao fim com um banho de sangue nos cinemas. O filme mais extremo de 2022 é o principal lançamento desta quinta (29/11), com distribuição em 600 salas. Nos EUA, “Terrifier 2” não ficou conhecido por atrair público, mas por fazer as pessoas saírem do cinema antes do fim da projeção.

A programação também tem terror brasileiro, “As Almas que Dançam no Escuro”, e marca o encerramento das reprises da “Saga Crepúsculo”, entre outras novidades. Confira abaixo todas as estreias do circuito.

 

| TERRIFIER 2 |

 

Depois de causar desmaios e vômitos nos EUA, o terror do Palhaço Art (interpretado por David Howard Thornton) traz sua chacina para o Brasil. Nem a morte é capaz de detê-lo. Morto no primeiro filme (disponível na Amazon Prime Video e em VOD), ele ressuscita para voltar a desmembrar jovens durante a noite de Halloween.

A reação extrema do público se deve ao conteúdo violento do filme, que inclui cenas de mutilações, esfaqueamentos, escalpelamento e tortura. Esse cardápio levou diversas pessoas a saíram dos cinemas durante a exibição nos EUA, não aguentando assistir ao filme todo.

É fortíssimo, mas os efeitos gore (sanguinolentos) são o melhor do filme, uma vez que o diretor-roteirista Damien Leone não deu tanta atenção ao roteiro, arrastado, cheio de furos e praticamente nonsense em suas exageradas 2h18 de projeção. Enquanto o primeiro era uma história de serial killer, o novo é um filme de fantasmas, com assombrações, pesadelos e milagres do além (para não dizer do nada), com referências a famosos terrores slashers dos anos 1980, de “Pague para Entrar, Reze para Sair” (1981) até, claro, “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” (1987).

 

| AS ALMAS QUE DANÇAM NO ESCURO |

 

Após a filha ser encontrada morta na praia, a busca de um pai por vingança o leva a se afastar de Deus para ir atrás do diabo. Nessa jornada, ele se depara com segredos que a filha escondia e com uma enigmática figura que promete ajudá-lo, mas não sem pedir algo em troca.

Vencedor do Rio Fantastik Festival, o terror brasileiro tem direção de Marcos DeBrito (“Condado Macabro”) e traz Paulo Vespúcio (o delegado Ernesto de “Pantanal”) no papel principal.

 

| A BRIGADA DA CHEFE |

 

A francesa Audrey Lamy (“O Tesouro do Pequeno Nicolau”) vive uma chef estourada, que após ser demitida de um restaurante chique vê as oportunidades de emprego diminuírem. Ao aceitar a única oferta de trabalho que lhe oferecem, acaba descobrindo que irá comandar a cozinha de um abrigo para crianças imigrantes. Lá, seu mau-humor soma-se à penúria do local, mas quando os jovens se oferecem como voluntários para ajudar, seu coração de gelo começa a se derreter.

A comédia humanista tem direção de Louis-Julien Petit, que trabalhou com Lamy em outra comédia sobre segmentos marginalizados da sociedade: “As Invisíveis” (2018), passado num centro de acolhimento para mulheres sem domicílio prestes a fechar por decisão política.

 

| COMO AGRADAR UMA MULHER |

 

A comédia australiana gira em torno de uma mulher madura que tem uma ideia revolucionária de negócios. Tudo começa quando suas amigas lhe pagam um stripper de presente de aniversário. Mas sem gostar da surpresa, prefere aproveitar suas duas horas pedindo que ele limpe sua casa. Ao perder o emprego, ela percebe que muitas mulheres de sua idade adorariam que gostosos fossem limpar suas casas, e tem a ideia de ir atrás do stripper, propondo uma parceira para um grupo de profissionais masculinos, que se transforma num grande sucesso comercial.

 

| OTTO – DE TRÁS P/ DIANTE |

 

Documentário sobre o escritor Otto Lara Resende, baseado em sua carta/resposta ao amigo Paulo Mendes Campos, que lhe perguntou: Quem é Otto Lara Resende? A direção é da filha, Helena Lara Resende (“Quem Pode Jogar”), em parceria com Marcos Ribeiro.

 

| A SAGA CREPÚSCULO – AMANHECER: O FINAL |

 

Depois de “Crepúsculo” (2008), “Lua Nova” (2009), “Eclipse” (2010) e “Amanhecer – Parte 1”, o relançamento da “Saga Crepúsculo” chega ao final feliz do casal Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) com o crescimento acelerado de sua filha e a paz entre vampiros e lobisomens. Os filmes foram relançados em comemoração aos 10 anos desse desfecho, que foi exibido originalmente em 2012.

O sucesso da franquia catapultou as carreiras do par central, que na época também viveu um namoro tumultuado fora das telas. Stewart e Pattinson têm feito alguns dos filmes recentes de mais prestígio e sucesso de Hollywood. Enquanto a atriz foi indicada ao Oscar por “Spencer”, o ator virou o novo “Batman” do cinema.

A “Saga Crepúsculo” também está integralmente disponível em streaming nas plataformas Netflix e Star+.