“Tár” é eleito filme do ano pelos críticos de Los Angeles e Nova York

O drama “Tár”, estrelado por Cate Blanchett (“O Beco do Pesadelo”), encabeçou as listas de Melhores Filmes do Ano tanto da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA, na sigla […]

Divulgação/Universal Pictures

O drama “Tár”, estrelado por Cate Blanchett (“O Beco do Pesadelo”), encabeçou as listas de Melhores Filmes do Ano tanto da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA, na sigla em inglês) quanto do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York (NYFCC).

Dirigido por Todd Field (“Pecados Íntimos”), o filme gira em torno de Lydia Tár (Blanchett), uma aclamada compositora que se torna a primeira maestrina feminina de uma orquestra alemã. A trama a acompanha durante sua vida cotidiana em Berlim, culminando na gravação de sua última sinfonia.

Na lista dos críticos de Los Angeles, “Tár” dividiu o 1º lugar com a sci-fi indie “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”. Mas se destacou mais ao sair-se vitorioso também nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Além disso, a atriz Cate Blanchett foi premiada na categoria de Melhor Atuação, embora também tenha dividido o prêmio com Bill Nighy (por seu trabalho no drama “Living”).

Esse foi o primeiro ano que a associação adotou o gênero neutro na sua premiação de atuação. Entretanto, o resultado com empates mostrou que nada mudou na prática, já que o prêmio de atuação coadjuvante também foi dividido entre um homem e uma mulher, desta vez entre Ke Huy Quan (“Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”) e Dolly De Leon (“Triângulo da Tristeza”).

Já os críticos de Nova York, que consagraram “Tár” como Melhor Filme, também agraciaram Blanchett com o prêmio de Melhor Atriz e, numa categoria separada, Colin Farrell como Melhor Ator por dois trabalhos diferentes: “Depois de Yang” (2021) e “Os Banshees de Inisherin”.

Fechando as categorias de atuação, a associação nova-iorquina reconheceu Ke Huy Quan (“Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”) e Keke Palmer (“Não! Não Olhe!”) como Melhores Coajuvantes.

Para completar, o cineasta indiano S.S. Rajamouli venceu na categoria de Melhor Direção pelo épico “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”, enquanto o inglês Martin McDonagh levou a categoria de Melhor Roteiro com “Os Banshees de Inisherin”.