Sleeping Giants Brasil já tirou cinco anunciantes da Jovem Pan

A campanha do Sleeping Giants Brasil para desmonetizar a Jovem Pan conseguiu fazer mais dois anunciantes desistirem de anunciar no canal. Com o afastamento da Natura e do portal iG, já são […]

Divulgação/Jovem Pan

A campanha do Sleeping Giants Brasil para desmonetizar a Jovem Pan conseguiu fazer mais dois anunciantes desistirem de anunciar no canal.

Com o afastamento da Natura e do portal iG, já são cinco empresas que se afastam da Jovem Pan desde quarta-feira passada (21/12). As primeiras foram TIM, C6 Bank e Burger King.

Usando a pressão das redes sociais, o Sleeping Giants Brasil têm apelado diretamente aos anunciantes com um vídeo que mostra comentaristas da Jovem Pan dando apoio a atos golpistas nos EUA e no Brasil, e indicando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva teriam sido fraudes.

Mesmo em meio à ameaça de boicote, o canal Jovem Pan News deu espaço na terça (27/1) para o senador Lasier Martins repisar a tese de que o TSE não apresentou o código fonte das urnas, que ficou disponível para todos os partidos e instituições como as forças armadas por 10 meses – desde outubro de 2021. Não houve desmentido, enquanto ele afirmava que essa fake news era “crime de lesa pátria” e permitia suspeitas sobre as urnas que elegeram Lula.

A narrativa de fraude eleitoral tem incentivado extremistas a viajarem até Brasília para criar caos. A situação escalou com quebra-quebras e incêndios na capital, seguida por uma tentativa de ataque à bomba, que resultou na prisão do bolsonarista George Washington Oliveira Sousa por terrorismo.

Em suas mensagens, o Sleeping Giants Brasil tem batido justamente na tecla dos comentários extremistas veiculados pela Jovem Pan News, pedindo para empresas deixarem de “patrocinar discursos golpistas”. O perfil da campanha chegou a reproduzir comentários do terrorista preso por plantar uma bomba sobre conteúdos da Jovem Pan, listando também os comentaristas radicais do canal que ele seguia.

Em resposta à campanha, o iG afirmou: “Esclarecemos que o Portal iG não compactua nem apoia práticas de fake news. Reforçamos nossa crença e compromisso no jornalismo profissional e com a democracia e temos orgulho da independência e credibilidade dos nossos conteúdos”.

Já a Natura o alerta. “Olá, Sleeping! obrigada pelo aviso, viu? Já removemos o anúncio. Vamos transformar a internet em um lugar mais bonito!”, disse a empresa de perfumes.

Recentemente, o YouTube também desmonetizou, por iniciativa própria, todos os canais da Jovem Pan. De acordo com a plataforma, a decisão ocorreu após a empresa ter identificado conteúdos em desacordo com sua política de conteúdo.

Além da Jovem Pan, o YouTube também desmonetizou o canal do comentarista Paulo Figueiredo, neto do general ditador João Figueiredo, que mora nos Estados Unidos e defendeu abertamente na Jovem Pan News uma guerra civil no Brasil.