A campanha do Sleeping Giants Brasil para desmonetizar a Jovem Pan conseguiu fazer mais dois anunciantes desistirem de anunciar no canal.
Com o afastamento da Natura e do portal iG, já são cinco empresas que se afastam da Jovem Pan desde quarta-feira passada (21/12). As primeiras foram TIM, C6 Bank e Burger King.
Usando a pressão das redes sociais, o Sleeping Giants Brasil têm apelado diretamente aos anunciantes com um vídeo que mostra comentaristas da Jovem Pan dando apoio a atos golpistas nos EUA e no Brasil, e indicando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva teriam sido fraudes.
Mesmo em meio à ameaça de boicote, o canal Jovem Pan News deu espaço na terça (27/1) para o senador Lasier Martins repisar a tese de que o TSE não apresentou o código fonte das urnas, que ficou disponível para todos os partidos e instituições como as forças armadas por 10 meses – desde outubro de 2021. Não houve desmentido, enquanto ele afirmava que essa fake news era “crime de lesa pátria” e permitia suspeitas sobre as urnas que elegeram Lula.
A narrativa de fraude eleitoral tem incentivado extremistas a viajarem até Brasília para criar caos. A situação escalou com quebra-quebras e incêndios na capital, seguida por uma tentativa de ataque à bomba, que resultou na prisão do bolsonarista George Washington Oliveira Sousa por terrorismo.
Em suas mensagens, o Sleeping Giants Brasil tem batido justamente na tecla dos comentários extremistas veiculados pela Jovem Pan News, pedindo para empresas deixarem de “patrocinar discursos golpistas”. O perfil da campanha chegou a reproduzir comentários do terrorista preso por plantar uma bomba sobre conteúdos da Jovem Pan, listando também os comentaristas radicais do canal que ele seguia.
Em resposta à campanha, o iG afirmou: “Esclarecemos que o Portal iG não compactua nem apoia práticas de fake news. Reforçamos nossa crença e compromisso no jornalismo profissional e com a democracia e temos orgulho da independência e credibilidade dos nossos conteúdos”.
Já a Natura o alerta. “Olá, Sleeping! obrigada pelo aviso, viu? Já removemos o anúncio. Vamos transformar a internet em um lugar mais bonito!”, disse a empresa de perfumes.
Recentemente, o YouTube também desmonetizou, por iniciativa própria, todos os canais da Jovem Pan. De acordo com a plataforma, a decisão ocorreu após a empresa ter identificado conteúdos em desacordo com sua política de conteúdo.
Além da Jovem Pan, o YouTube também desmonetizou o canal do comentarista Paulo Figueiredo, neto do general ditador João Figueiredo, que mora nos Estados Unidos e defendeu abertamente na Jovem Pan News uma guerra civil no Brasil.
📢 A @naturabroficial É A 4ª EMPRESA QUE RETIRA SEU ANÚNCIOS DA JOVEM PAN!
Bora comemorar com 200 comentários aqui com a #DesmonetizaJP parabenizando a Nat pela decisão?! 🥳https://t.co/aBmug254Ow
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) December 27, 2022
Meta batida, empresa desmonetiza!
O @iG é a quinta empresa a remover seus anúncios da Jovem Pan.
Vamos agradecer o IG com uma chuva de amor, likes, follows e, principalmente, usando a hashtag #DesmonetizaJP!
Parabéns IG ❤️ https://t.co/xcrCXX9lbc
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) December 28, 2022
🚨URGENTE🚨 Terrorista Washington, preso por tentar explodir tanques no aeroporto de Brasília, acompanhava de perto a Jovem Pan.
Segundo dados do Twitter, 20% das contas seguidas pelo extremista são da Jovem Pan, de seus comentaristas ou ex-comentaristas. 🧶 #DesmonetizaJP pic.twitter.com/VkjaNOUL3T
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) December 27, 2022
🧶 Ana Paula Henkel foi a segunda conta a ser seguida por Washington. Rodrigo Constantino é a conta com o maior número de interações.
Alexandre Garcia, Fiúza, Roberto Motta e Augusto Nunes são outros comentaristas da emissora seguidos pelo terrorista. #DesmonetizaJP pic.twitter.com/eXlljpX0eP
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) December 27, 2022