Sindicato questiona CNN Brasil por demissão em massa

O SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo) está questionando a CNN Brasil sobre possíveis irregularidades nas demissões que realizou nesta quinta (1/12). A entidade acusa o canal de não ter […]

Divulgação/CNN Brasil

O SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo) está questionando a CNN Brasil sobre possíveis irregularidades nas demissões que realizou nesta quinta (1/12). A entidade acusa o canal de não ter fornecido dados completos sobre os desligamentos e nem o número de profissionais afetados.

O canal de notícias desativou sua sucursal no Rio de Janeiro e dispensou todos os funcionários, mas os cortes também atingiram a equipe de São Paulo, não poupando sequer medalhões como Monalisa Perrone e Boris Casoy.

“De acordo com informações coletadas com diferentes fontes, mais de 100 postos de trabalhos foram extintos nas diferentes praças da emissora”, disse o sindicato, em postagens publicadas nas redes sociais.

Sem conseguir marcar uma reunião para apurar o que estava acontecendo representes do sindicato foram à sede da emissora para cobrar explicações. “Como resposta, a CNN não forneceu a quantidade de jornalistas demitidos, mas afirmou genericamente que realizará os pagamentos das rescisões”.

Segundo o sindicato, um novo encontro foi marcado para apurar se empresa realizou uma demissão em massa. “Neste caso, a empresa estava obrigada a dar ciência à entidade sindical sobre a intenção de demitir. O que não foi feito”, afirma o sindicato.

A entidade ainda afirmou que fará uma reunião com os profissionais demitidos para discutir coletivamente a questão.

Em comunicado, a CNN Brasil comentou as dispensas, afirmando que se trata de uma decisão de “fortalecimento do jornalismo”.

“Em linha com a estratégia de fortalecimento do jornalismo, a coordenação da cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília, duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional. Em decorrência dessa nova lógica, a newsroom do Rio de Janeiro será desativada, sem prejuízo à cobertura. As mudanças incluem a readequação de programas, assim como da grade. O selo CNN Soft será remodelado para 2023”, diz o texto oficial.