Diretor não gostou do título “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”

O cineasta Rian Johnson não aprovou o título do seu novo filme, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” (Glass Onion: A Knives Out Mystery), continuação de “Entre Facas e Segredos” (2019), lançado […]

Divulgação/Netflix

O cineasta Rian Johnson não aprovou o título do seu novo filme, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” (Glass Onion: A Knives Out Mystery), continuação de “Entre Facas e Segredos” (2019), lançado na semana passada na Netflix. Em entrevista à revista The Atlantic, o diretor lamentou que o título fizesse referência ao filme anterior.

A ideia de Johnson era separar “Glass Onion” de “Entre Facas e Segredos” (ou “Knives Out”, em inglês). Sua inspiração foram os livros de Agatha Christie, que traziam os mesmos personagens, mas em aventuras separadas, como “Assassinato no Expresso Oriente” e “Morte Sobre o Nilo”, ambos estrelados pelo personagem Hercule Poirot.

“Eu tentei muito torná-los [os filmes] autossuficientes. Honestamente, estou chateado por termos ‘A Knives Out Mystery’ no título”, disse Johnson. “Queria que se chamasse apenas ‘Glass Onion’”.

O descontentamento de Johnson não leva em consideração a péssima tradução nacional que o filme ganhou. Imagine se soubesse a bagunça que ficou no Brasil, onde o primeiro filme se chamou “Entre Facas e Segredos”, como tradução para “Knives Out”, mas o título nacional da sequência adotou um portinglês safado, “Um Mistério Knives Out”, jurando que fazia sentido.

Johnson ainda acrescentou: “Eu entendo e quero que todos que gostaram do primeiro filme saibam que este é o próximo da franquia, mas também, todo o apelo para mim é que seja como um novo romance na prateleira. Só que há uma gravidade de mil sóis em relação à narrativa serializada.”

Na trama de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, um grupo seleto de detetives amadores e profissionais é reunido na ilha de um milionário para resolver um assassinato de brincadeira. Mas então, de forma típica, as luzes se apagam e alguém cai morto de verdade.

Convidado para a festa, o detetive Benoit Blanc (personagem de Daniel Craig) se vê às voltas com um grupo diversificado de suspeitos, que conta com Leslie Odom Jr. (“Uma Noite em Miami”), Kathryn Hahn, (“WandaVision”), Dave Bautista (“Guardiões da Galáxia”), Kate Hudson (“Music”), Jessica Henwick (“Matrix Ressurections”), Madelyn Cline (“Outer Banks”) e Edward Norton (“O Incrível Hulk”), que interpreta o dono da ilha.

Primeira de duas sequências de “Entre Facas e Segredos” (2019) desenvolvidas por Rian Johnson para a Netflix, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” teve uma première bastante aplaudida no Festival de Toronto e chegou à Netflix com 93% de aprovação, na média do agregador de críticas Rotten Tomatoes.

Confira abaixo o trailer do filme.