Primeiras impressões de “Avatar 2” celebram “obra-prima” e “espetáculo visual”

O filme “Avatar: O Caminho da Água” teve sua première oficial na noite de terça-feira (6/12) em Londres, e embora as críticas estejam embargadas, os comentários de quem assistiu ao filme na […]

Divulgação/20th Century Studios

O filme “Avatar: O Caminho da Água” teve sua première oficial na noite de terça-feira (6/12) em Londres, e embora as críticas estejam embargadas, os comentários de quem assistiu ao filme na primeira sessão já encheram o Twitter de elogios.

Tanto os blogueiros geeks quanto os críticos de grandes portais de cinema ressaltaram a qualidade da obra, destacando principalmente o aspecto visual do filme. Mas alguns foram ainda mais longe dizendo que a continuação é melhor que o filme original.

Dentre os aspectos técnicos, sobraram elogios aos efeitos especiais e ao uso do 3D, que proporciona uma maior imersão no mundo de Pandora. Mas a taxa de quadros de 48 frames por segundo (a mesma usada por Peter Jackson na trilogia “O Hobbit”) foi um ponto divisivo.

Entre os comentários negativos destaca-se a duração do filme, que ultrapassa três horas, o que levou alguns críticos a questionarem a necessidade da obra ser tão longa. Mas, fora esse detalhe, “Avatar: O Caminho da Água” parece ter agradado muito.

Novamente dirigida por James Cameron, a continuação acompanha a família dos personagens Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), introduzindo seus filhos, que são forçados a buscar asilo com uma tribo litorânea ao serem expulsos de sua comunidade na floresta pelos invasores da Terra.

O elenco também inclui a volta da maioria dos atores do primeiro filme – como Sigourney Weaver, Stephen Lang, CCH Pounder, Joel David Moore e Matt Gerald (mas não Michelle Rodriguez!) – , junto com novidades como Kate Winslet (“O Leitor”), Michelle Yeoh (“Star Trek: Discovery”), Oona Chaplin (“Game of Thrones”), Edie Falco (“Nurse Jackie”) e Cliff Curtis (“Fear the Walking Dead”).

A estreia está marcada para 15 de dezembro no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

Confira algumas impressões compartilhadas nas redes sociais após a première.

“Sim, nunca aposte contra James Cameron. Tentando poupar hipérbole, mas nunca vi nada assim do ponto de vista técnico e visual. É impressionante. Talvez muito impressionante. Às vezes, perco detalhes da trama porque estou olhando para um peixe de Pandora. Além disso, revi o primeiro AVATAR no fim de semana e basicamente decidi que ‘aquilo é bom’. A sequência tem um desenvolvimento de personagem muito melhor e mais profundo”, escreveu Mike Ryan, do site Uproxx.

“‘Avatar: O Caminho da Água’ é incrível. Eu tinha fé que James Cameron iria elevar a fasquia com os efeitos, mas esses visuais são alucinantes. Um quadro impressionante após o outro. Mas o que mais gostei é como os feitos técnicos sempre parecem a serviço dos personagens e da construção do mundo”, destacou Perri Nemiroff, do site Collider.

“Sem surpresa, ‘Avatar: O Caminho da Água’ é uma obra-prima visual com rico uso de 3D e imagens de tirar o fôlego. Ele sofre com uma história tênue e muitos personagens para fazer malabarismos, mas James Cameron o reúne para um extraordinário ato final cheio de emoção e ação emocionante”, disse Ian Sandwell, do site Digital Spy.

“‘Avatar: O Caminho da Água’ é uma maravilha visual com uma beleza hipnotizante em cada quadro. A sequência de James Cameron prospera quando explora novos terrenos, elaborando desafios emocionais maiores e melhores. A definição de épico”, comentou Jeff Nelson, do site Cheat Sheet.

“É um filme de ‘Avatar’: início lento, grande construção, incrivelmente envolvente no segundo ato com uma tonelada de construção de mundo e criaturas legais que te deixam feliz, então uma hora de ação emocionalmente incisiva incrivelmente boa e cristalina para mandá-lo para casa satisfeito e feliz”, definiu David Sims do site The Atlantic.

“Feliz em dizer que ‘Avatar: O Caminho da Água’ é fenomenal! Maior, melhor e mais emocionante que ‘Avatar’, o filme é visualmente de tirar o fôlego, visceral e incrivelmente cativante. A história, o espetáculo, a espiritualidade, a beleza – isso é o que há de melhor em fazer filmes e contar histórias”, declarou Erik Davis, do site Fandango.

Já vi ‘Avatar’ duas vezes e estou impressionado com seu domínio técnico e escopo emocional inesperadamente íntimo. Sim, o mundo é expandido e as sequências são sugeridas, mas os personagens são mais importantes. Cameron está em sua melhor forma, especialmente no ato final. Bom tê-lo de volta”, disse Drew Taylor, do site The Wrap.

Como uma fã de ‘Avatar’, eu tinha grandes esperanças para ‘Avatar: O Caminho da Água’ e para mim ele entrega totalmente. Claro que é um pouco longo, mas vale a pena pelos lindos visuais, novos personagens maravilhosos. Uma emoção total”, contou Kara Warner, da revista People.

“Então, ‘Avatar: O Caminho da Água’: gostei, não amei. A boa notícia é que o 3D está bom novamente (yey!), e a ação é incrível (especialmente no ato final). Mas muitas das histórias parecem ter que parar e começar, e a alta taxa de quadros foi um sucesso e um fracasso para mim”, afirmou Amon Warmann, da revista Empire.