“Pantanal” e “Sob Pressão” são destaques do prêmio Melhores do Ano da Globo

A Globo entregou seu prêmio “Melhores do Ano” neste domingo (25/12), durante o “Domingão com Huck”, celebrando o trabalho de seus profissionais em 2022. A cerimônia destacou a novela “Pantanal” e a […]

Instagram/Globo

A Globo entregou seu prêmio “Melhores do Ano” neste domingo (25/12), durante o “Domingão com Huck”, celebrando o trabalho de seus profissionais em 2022.

A cerimônia destacou a novela “Pantanal” e a 5ª temporada de “Sob Pressão” com o maior número de troféus, respectivamente cinco e três conquistas. Eleitas Novela e Série do Ano, as produções também premiaram seus intérpretes. A diferença no resultado a favor de “Pantanal” se deveu apenas à falta da categoria de Coadjuvante em Série na premiação.

Os atores premiados de “Pantanal” foram Isabel Teixeira (a Maria Bruaca), Murilo Benício (o Tenório), Bella Campos (a Muda) e Osmar Prado (o Velho do Rio). Já os astros de “Sob Pressão”, Marjorie Estiano e Júlio Andrade, foram os atores do ano em séries.

O tom do discurso dos vencedores foi marcadamente político. Osmar Prado disse que dividia o prêmio “com a reação do povo nas ruas”. “Conseguimos com a novela dar um pouco de alegria ao nosso povo que foi muito destratado, desrespeitado nos últimos quatro anos. Que em 1º de janeiro consigamos reconstruir tudo”, discursou.

Júlio Andrade destacou a importância do SUS. “Eu quero repetir Viva o SUS, viva os profissionais da saúde”, disse.

E o diretor de “Sob Pressão”, Andrucha Waddington dedicou o prêmio aos colegas que trabalham com a cultura. “Quero dedicar esse prêmio a todo o setor da Cultura, eu acho que a partir de janeiro vamos ter um setor mais ativo”, comentou.

A premiação também destacou William Bonner na categoria de Jornalismo, Tatá Werneck no Humor e João Gomes na Música, além de incluir uma grande homenagem a Jô Soares e entregar troféus especiais por realizações da carreira a Rita Lee e ativistas sociais.

Apresentado por Luciano Huck, o evento foi pré-gravado na semana passado e exibido como parte do “Domingão com Huck”, em vez de ganhar programa próprio.

Confira abaixo os vencedores, que foram definidos pelo voto do público da Globo.

Novela do Ano
“Pantanal”

Série do Ano
“Sob Pressão 5”

Atriz de Novela
Isabel Teixeira, a Maria Bruaca de “Pantanal”

Ator de Novela
Murilo Benício, o Tenório de “Pantanal”

Atriz Coadjuvante
Bella Campos, a Muda de “Pantanal”

Ator Coadjuvante
Osmar Prado, o Velho do Rio de “Pantanal”

Atriz de Série
Marjorie Estiano, a Carolina de “Sob Pressão”

Ator de Série
Júlio Andrade, o Evandro de “Sob Pressão”

Jornalismo
William Bonner

Humor – Troféu Paulo Gustavo
Tatá Werneck

Música do Ano
“Dengo”, de João Gomes

Homenagem – Troféu Inspiração
Nalvinha da Ilha, pelo trabalho com a ONG Saber Viver
Rita Lee, pelos 60 anos de carreira musical
Txai Suruí e sua mãe, Neidinha, pelo trabalho com as causas indígena e ambiental
Chef Edson Leite, pelo trabalho com a ONG Gastronomia Periférica