Astro de “Pantera Negra” compra time de futebol inglês

O ator Michael B. Jordan (“Pantera Negra”) virou proprietário de um time de futebol inglês, o AFC Bournemouth. Um comunicado do clube da Premier League na terça-feira (13/12) anunciou que o acordo […]

Instagram/TIFF

O ator Michael B. Jordan (“Pantera Negra”) virou proprietário de um time de futebol inglês, o AFC Bournemouth.

Um comunicado do clube da Premier League na terça-feira (13/12) anunciou que o acordo foi fechado, finalizando sua venda para o empresário americano Bill Foley e um grupo minoritário liderado por Jordan.

Foley é mais conhecido como o dono do Vegas Golden Knights, o primeiro time profissional de hóquei de Las Vegas a participar do campeonato da NHL. Já Jordan faz sua primeira incursão nos negócios dos esportes profissionais.

O AFC Bournemouth disse que Foley assumirá o cargo de presidente do clube com efeito imediato e trabalhará em estreita colaboração com Jordan e seu parceiro de negócios Nullah Sarker em áreas como “marketing global e internacionalização do clube”.

A aquisição do time é o mais recente investimento hollywoodiano na Premier League inglesa. No ano passado, os atores Ryan Reynolds (o “Deadpool”) e Rob McElhenney (“It’s Always Sunny In Philadelphia”) compraram o clube de futebol galês Wrexham. O negócio rendeu até uma série documental da FX, intitulada “Welcome to Wrexham”. Mas o Wrexham AFC é um time da quinta divisão.

Num nível bem diferente, em maio passado outro americano, Todd Boehly, dono do time de beisebol LA Dodgers, assumiu o comando do poderoso Chelsea, de Londres.

O AFC Bournemouth é baseado na costa sul da Inglaterra e compete na Premier League, a principal liga da Inglaterra. O clube está atualmente em 14º no campeonato e retoma a competição em dezembro após o intervalo da Copa do Mundo, num jogo contra o Chelsea marcado para 27 de dezembro.

O comunicado do clube diz que Foley comparecerá à partida seguinte, que acontecerá em casa contra o Crystal Palace no dia 31. Não está claro se Jordan também estará presente.

No início do próximo ano, Jordan fará sua estreia na direção com “Creed 3”, que ele também estrela ao lado de Jonathan Majors (“Loki”).