O ator Joaquin Phoenix (“Coringa”) foi responsável por causar diversas mudanças no roteiro do filme “Napoleão” (Napoleon), cinebiografia de Napoleão Bonaparte, que ele filmou recentemente. A revelação foi feita pelo diretor Ridley Scott (“Casa Gucci”), em entrevista à revista Empire.
“Joaquin está o mais longe possível do convencional”, disse Scott. “Não deliberadamente, mas por intuição. Isso é o que o faz funcionar. Se algo o incomodar, ele vai fazer com que você saiba. Ele tornou [‘Napoleão’] especial ao questionar constantemente.”
“Com Joaquin, temos que reescrever o maldito filme porque ele pode se sentir desconfortável. E isso meio que aconteceu com ‘Napoleão’”, continuou o diretor. “Tivemos que nos desfazer do filme original para ajudá-lo a se concentrar em quem era Bonaparte. Eu tinha que respeitar isso, porque o que estava sendo dito era incrivelmente construtivo. Isso fez tudo crescer e ficar melhor.”
O roteiro de “Napoleão” foi escrito por David Scarpa, que também escreveu o roteiro de “Todo o Dinheiro do Mundo” (2017), dirigido por Scott.
O projeto marcou o reencontro de Scott com Phoenix, após os dois terem trabalhado juntos em “Gladiador” (2000).
Produção da Apple, o filme narra a história do imperador francês por meio do seu relacionamento com sua primeira esposa, a imperatriz Joséphine (Vanessa Kirby, de “Pieces of a Woman”), e deve ser lançado em 2023.