James Cameron cortou 10 minutos de tiros em “Avatar 2” para não glamorizar armas

O cineasta James Cameron cortou cerca de 10 minutos de cenas de tiroteios do filme “Avatar: O Caminho da Água” por não querer glamorizar o uso de armas em cenas de ação, […]

Instagram/Jon Landau

O cineasta James Cameron cortou cerca de 10 minutos de cenas de tiroteios do filme “Avatar: O Caminho da Água” por não querer glamorizar o uso de armas em cenas de ação, devido ao aumento de violência armada nos Estados Unidos.

“Na verdade, cortei cerca de 10 minutos do filme de cenas ação com armas de fogo”, disse Cameron à revista Esquire Middle East. “Eu queria me livrar de um pouco da feiúra, encontrar um equilíbrio entre a luz e a escuridão.”

O diretor disse ainda que “você tem que ter conflito, é claro. Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olha para isso. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido como um cineasta de ação”.

“Eu olho para trás para alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazer esses filmes agora”, contou o diretor. “Não sei se gostaria de fetichizar a arma, como fiz em alguns filmes de ‘O Exterminador do Futuro’ há mais de 30 anos, em nosso mundo atual.”

“O que está acontecendo com as armas em nossa sociedade revira meu estômago”, disse Cameron. “Fico feliz por morar na Nova Zelândia, onde eles baniram todos os rifles de assalto duas semanas depois daquele horrível tiroteio na mesquita alguns anos atrás”, acrescentou ele.

Recentemente, o diretor falou sobre um possível retorno à franquia “O Exterminador do Futuro” e já deixou claro que, caso isso aconteça, sua abordagem seria diferente.

“Se eu fizesse outro filme do ‘Exterminador do Futuro’ e talvez tentasse lançar aquela franquia novamente, o que está em discussão, mas nada foi decidido, eu faria muito mais sobre o lado da IA [Inteligência Artificial] ​​do que dos robôs malvados enlouquecidos”, disse ele ao podcast “Smartless”.

“Avatar: O Caminho da Água” está em cartaz nos cinemas e já rendeu mais de US$ 950 milhões nas bilheterias mundiais. A continuação acompanha a família dos personagens Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), introduzindo seus filhos, que são forçados a buscar asilo com uma tribo litorânea ao serem expulsos de sua comunidade na floresta pelos invasores da Terra.

O elenco também inclui a volta da maioria dos atores do primeiro filme – como Sigourney Weaver, Stephen Lang, CCH Pounder, Joel David Moore e Matt Gerald (mas não Michelle Rodriguez!) – , junto com novidades como Kate Winslet (“O Leitor”), Michelle Yeoh (“Star Trek: Discovery”), Oona Chaplin (“Game of Thrones”), Edie Falco (“Nurse Jackie”) e Cliff Curtis (“Fear the Walking Dead”).

Assista abaixo ao trailer de “Avatar: O Caminho da Água”.