O cineasta Fernando Meirelles (“Dois Papas”) vai produzir “Blue Carbon”, um documentário ambiental e musical que contará com canções de Seu Jorge (“Marighella”).
“Blue Carbon” (ou Carbono Azul) é o termo dado a três ecossistemas costeiros – prados de ervas marinhas, manguezais e pântanos de maré – que margeiam a maioria dos continentes. Alguns desses ecossistemas podem sequestrar da atmosfera até quatro vezes mais carbono por hectare do que as florestas tropicais.
O documentário será narrado pela DJ e bióloga marinha Jayda G enquanto ela mostra como estamos perdendo esses ecossistemas desconhecidos em um ritmo alarmante. Além disso, ela também vai explicar como podemos mitigar os efeitos das mudanças climáticas e proteger os frágeis ecossistemas de mais destruição.
“O Carbono Azul é tão importante, mas as pessoas sabem tão pouco sobre ele – quero que seja tão conhecido quanto a floresta amazônica”, disse Jayda G, em comunicado. “Tem tanto potencial para nos ajudar a combater as mudanças climáticas, desde que ouçamos e aprendamos com as histórias de pessoas que trabalham para proteger o Carbono Azul. Isso me deixou esperançosa acerca do nosso futuro e me ajudou a me sentir mais conectada com a mãe natureza. Espero que, quando as pessoas assistirem a este filme, elas sintam o mesmo”.
O projeto abrangerá as costas do Senegal, Vietnã, França, EUA (Flórida), Brasil e Colômbia. Porém, a abordagem do documentário será um pouco diferente. “Blue Carbon” vai combinar música e ciência, além de dança, cultura e arte, para falar sobre os problemas ambientais da atualidade. Além das canções de Seu Jorge, o documentário também será embalado por músicas do ator e rapper RZA (“Anônimo”), do grupo de hip-hop Wu-Tang Clan.
“O ar que respiramos e a água que bebemos são as duas coisas mais importantes para nossa sobrevivência. No entanto, continuamos consistentemente a abusar deles com produtos frívolos”, disse RZA. “Estou me juntando à equipe de criadores de ‘Blue Carbon’ para ajudar a trazer a conscientização necessária para essas questões. Espero que o filme nos inspire a fazer melhor.”
O documentário será dirigido por Nicholas Brown (“Serengeti Rules”), que explicou que a opção de misturar documentário e música tem como objetivo “trazer uma nova esperança para novos públicos”. “Crucialmente, o filme levanta as vozes das pessoas – assim como dos ecossistemas – que estão na linha de frente da crise do clima e da biodiversidade. É hora de ouvir o que eles dizem”, afirmou ele.
Com conclusão prevista para 2023, “Blue Carbon” ainda não tem lançamento marcado.
Fernando Meirelles atualmente está envolvido na série “Sugar”, desenvolvida para a plataforma de streaming Apple TV+, e numa série derivada de “Cidade de Deus”, ambientada 20 anos depois do filme original. Esses projetos também não têm previsão de estreia.
Seu Jorge, por sua vez, estará no filme “Cidade Asteróide”, novo trabalho do cineasta Wes Anderson (“A Crônica Francesa”), que chega aos cinemas americanos em 13 de junho.