Estreias: “Yellowstone”, “Patrulha do Destino” e as melhores séries da semana

As estreias de séries da semana destacam produções de ação e aventura. Há viajantes do tempo, super-heróis, fantasia épica e animada, além de três superproduções com temática criminal, reforçadas por um documentário […]

Divulgação/Paramount+

As estreias de séries da semana destacam produções de ação e aventura. Há viajantes do tempo, super-heróis, fantasia épica e animada, além de três superproduções com temática criminal, reforçadas por um documentário de true crime.

Confira abaixo 10 séries que chegam ao streaming nesta semana.

 

| YELLOWSTONE 5 | PARAMOUNT+

 

Uma das atrações mais vistas da TV paga americana chega na sua 5ª temporada com John Dutton (personagem de Kevin Costner) empossado como Governador de Montana, enquanto o caos acompanha sua ascensão política. Os novos episódios começaram a ser exibidos em 13 de novembro nos EUA, quando foram sintonizados por 12,1 milhões de espectadores, marcando a maior audiência de estreia de uma série em 2022 no país.

Além de ser a primeira atração semanal estrelada por Kevin Costner, “Yellowstone” também foi a primeira produção televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de “A Qualquer Custo” (2016) e estreou como diretor com “Terra Selvagem” (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes. Desde então, ele criou um universo derivado com dois spin-offs de “Yellowstone” e lançou mais duas séries diferentes de sucesso – “Tulsa King”, com Sylvester Stallone, e “Mayor of Kingstown”, com Jeremy Renner.

Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção de alguns episódios de “Yellowstone”, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco.

Os demais atores confirmam a ambição cinematográfica da produção, com destaque para Wes Bentley (“Jogos Vorazes”), Kelly Reilly (série “Britannia”), Luke Grimes (“Cinquenta Tons de Liberdade”), Cole Hauser (“Transcendence: A Revolução”), Kelsey Asbille (“Terra Selvagem”), Dave Annable (série “Red Band Society”), Josh Lucas (“Mark Felt – O Homem que Derrubou a Casa Branca”), Ian Bohen (“Teen Wolf”) além de Danny Huston (“Mulher-Maravilha”) nas duas primeiras temporadas e Josh Holloway (das séries “Colony” e “Lost”) no 3º ano.

 

| GANGS OF LONDON 2 | LIONSGATE+

 

A polêmica série britânica retorna para mais pancadarias e tiroteios com a marca de seu criador e diretor, Gareth Evans, o cineasta por trás do fenômeno indonésio “The Raid – Operação Invasão”, marco do cinema de ação do século 21. Concebidos como premissa para um videogame, os episódios acompanham a luta de várias gangues pelo controle do submundo de Londres, e o nível de violência é tão alto que causou furor no Reino Unido.

A história começa com o assassinato de Finn Wallace, o chefão do crime mais poderoso de Londres nos últimos 20 anos, deixando um buraco na rede que ele comandava. Quando seu filho e herdeiro coloca os negócios de lado para dar prioridade à vingança, tentando descobrir quem orquestrou o crime, uma variedade multicultural de gangues armadas até os dentes se movimenta para tirar proveito do vácuo repentino no topo dos negócios ilícitos da metrópole. O que se segue é um banho de sangue.

A produção é estrelada por Joe Cole, que ficou conhecido como John Shelby em “Peaky Blinders”. Sua presença na trama, inclusive, rendeu algumas comparações entre as duas produções. Ambas são centradas em gângsteres britânicos de diferentes culturas e etnias, embora “Peaky Blinders” seja uma série de época e “Gangs of London” se passe nos dias atuais.

O elenco ainda destaca Michelle Fairley (“Game of Thrones”), David Bradley (também de “Game of Thrones”), Richard Harrington (“Hinterland”), Mark Lewis Jones (“Chernobyl”), Jing Lusi (“Podres de Ricos”), Narges Rashidi (“Sob a Sombra”), Emmett J Scanlan (“Krypton”), Lucian Msamati (“His Dark Materials”), Ray Panthaki (“Marcella”), Ian Beattie (outro de “Game of Thrones”) e Colm Meaney (“Hell on Wheels”) como o falecido Finn Wallace.

Além do galês Gareth Evans, a produção também atraiu outros cineastas para trás de suas câmeras, como o inglês Corin Hardy (“A Freira”) e o francês Xavier Gens (“(A) Fronteira”), ambos especialistas em filmes de terror. Ou seja, todos são conhecidos por trabalhos sanguinários.

 

| LA CASA DE PAPEL: COREIA 2 | NETFLIX

 

A Parte 2 encontra os ladrões sitiados pela polícia, enquanto levam adiante seu grande assalto, que ganhou um verniz mais politizado nessa adaptação coreana. A trama se passa após uma imaginária unificação das Coreias, quando os antigos norte-coreanos reparam que continuam pobres, enquanto os milionários do Sul se tornaram mais ricos. O desejo de ajuste de contas move o novo Professor e seu grupo, que resolvem tomar posse da fortuna do país num plano ousado de assalto.

Em vez das célebres máscaras de Salvador Dali da versão espanhola, os coreanos também adotam um disfarce diferente: Yangban, um dos 12 personagens tradicionais das máscaras usadas em celebrações de ruas pela população pobre coreana desde o século 12.

O elenco destaca Yoo Ji-tae (“Oldboy”) como o Professor, Park Hae-soo (“Round 6”) como Berlim, Jeon Jong-seo (“Em Chamas”) como Tóquio, Lee Won-jong (“Hand: The Guest”) como Moscou, Kim Ji-hun (“The Flower of Evil”) como Denver, Jang Yoon-ju (“Three Sisters”) como Nairóbi, Lee Hyun-woo (“To the Beautiful You”) como Rio, Kim Ji-hoon (“Voice”) como Helsinki, Lee Kyu-ho (“#Alive”) como Oslo e a sumida Kim Yunjin (de “Lost”) como Woo Jin, a versão sul-coreana da inspetora Raquel. Para completar, os novos episódios ainda incluem nova personagem na trama, a ladra Seul, vivida por Lim Ji Yeon (do filme “Spiritwalker: Identidade Perdida”).

Os roteiros são assinados por Ryu Yong-jae (“Invasão Zumbi 2: Península”) e a direção é de Kim Hong-sun (das séries “Black” e “Voice”).

 

| HIS DARK MATERIALS 3 | HBO MAX

 

A última temporada de “His Dark Materials” conclui a adaptação da trilogia literária do escritor Philip Pullman, conhecida no Brasil como “Fronteiras do Universo”. Repleta de efeitos visuais e clima épico, a trama adapta “A Luneta Âmbar” (2000), último livro da saga, que conduz a menina Lyra Belacqua por universos paralelos, numa guerra celestial envolvendo ciência, bruxaria e ursos-polares.

A versão televisiva é estrelada pela atriz Dafne Keen, a jovem revelação de “Logan”, no papel da protagonista Lyra, e o ótimo elenco também inclui Ruth Wilson (“The Affair”), Georgina Campbell (“Krypton”), Ruta Gedmintas (“The Stain”), Anne-Marie Duff (“As Sufragistas”), Andrew Scott (“Fleabag”) e Clarke Peters (“Três Anúncios para um Crime”), além de Amir Wilson (“O Jardim Secreto”) como Will Parry, jovem cujo destino começou a se entrelaçar com o de Lyra na 2ª temporada.

Os próximos episódios também trazem de volta James McAvoy (“X-Men: Apocalipse”), que teve sua participação cortada devido à pandemia de coronavírus, após uma 2ª temporada menor que o previsto, e até Lin-Manuel Miranda (“O Retorno de Mary Poppins”), cujo personagem supostamente morreu em um tiroteio no segundo ano da série.

 

| PATRULHA DO DESTINO 4 | HBO MAX

 

A trama da 4ª temporada vai encontrar a equipe bizarra da DC numa nova viagem no tempo e diante de sua iminente dizimação, quando precisará decidir de uma vez por todas o que é mais importante: sua própria felicidade ou o destino do mundo. Tudo começa com uma nova aparição do místico Willoughby Kipling (Mark Sheppard), que anuncia a ameaça iminente de um vilão chamado Immortus.

Nos quadrinhos, o General Immortus vive há séculos estudando as guerras e sua longevidade tem relação com a aparência rejuvenescida da Patrulha do Destino. Por sinal, sua introdução deve servir para explicar porque alguns dos heróis continuam com a mesma aparência há mais de meio século.

Desenvolvida por Jeremy Carver (“The Exorcist”), a série é estrelada por April Bowlby (a Stacy de “Drop Dead Diva”) como Mulher-Elástica, Diane Guerrero (a Martiza de “Orange Is the New Black”) como Crazy Jane e Joivan Wade (Rigsy na série “Doctor Who”) como o Ciborgue, além de Brendan Fraser (da trilogia “A Múmia”) e Matt Bomer (de “White Collar” e “American Horror Story”) como dubladores e intérpretes das cenas de flashback dos personagens Homem-Robô e Homem Negativo, respectivamente.

Introduzida no terceiro ano como a supervilã Madame Rouge, Michelle Gomez (“Doctor Who”) também segue no elenco, agora como uma versão regenerada de sua personagem.

 

| INTERLIGADOS | STAR+

 

A minissérie é sul-coreana, mas quem assina sua direção é um cultuado diretor japonês: Takashi Miike, conhecido por filmes de ação extremamente violentos.

A produção, que chama “Connect” no original, acompanha um jovem solitário que passa seu tempo postando vídeos musicais no YouTube, até ser sequestrado por um caçador de órgãos e ter um dos seus olhos removido. Após a experiência traumática, o jovem percebe que passou a compartilhar a visão de quem recebeu o seu olho: um serial killer. E a descoberta o impulsiona em direção ao perigo para ter o seu olho de volta.

O personagem principal é vivido por Jung Hae-in, dos doramas “Uma Noite de Primavera” (2019) e “Enquanto Você Dormia” (2017), enquanto o serial killer é interpretado por Go Kyung-pyo, estrela de “Decisão de Partir” (2022), o novo filme de Park Chan-wook (“A Criada”).

 

| FUTURE MAN | STAR+

 

A série de comédia estrelada por Josh Hutcherson (“Jogos Vorazes”) entre 2017 e 2020 chega com suas três temporadas completas, com referências de sci-fi dos anos 1980 e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. A trama gira em torno de Josh Futturman (Hutcherson), que é apenas um faxineiro durante o dia, mas de noite se transforma num gamer de nível mundial, com o destino do mundo em suas mãos.

Josh tem um péssimo emprego como faxineiro num centro de pesquisas de disfunções sexuais, e a única coisa em que se destaca é o Cybergeddon, game ambientado em um futuro distópico em que seu personagem, Future Man, é o campeão do mundo. Até que ele consegue chegar ao último nível, quando descobre que o jogo na verdade era um vídeo de treinamento, e que ele foi selecionado para viajar no tempo e salvar o mundo – basicamente como no filme “O Último Guerreiro das Estrelas” (1984).

Na 1ª temporada, ele é enviado ao passado para impedir que o responsável pelo fim do mundo possa dar início à catástrofe. Já no segundo ano tem o futuro com seu novo destino, referenciando a ordem de acontecimentos da franquia “De Volta ao Futuro”. Até finalmente “quebrar o tempo” no desfecho da trama.

A atração foi concebida pela dupla Kyle Hunter e Ariel Schaffir, roteiristas da comédia “Sexo, Drogas e Jingle Bells” (2015), e a produção é de outra dupla, Seth Rogen e Evan Goldberg, criadores da série “Preacher” e, claro, também produtores de “Sexo, Drogas e Jingle Bells”.

Além de produzir, Rogen e Goldberg dirigiram alguns episódios. E o segundo ano ainda destacou participação de Rogen como ator.

 

| LITTLE AMERICA 2 | APPLE TV+

 

A série é uma antologia de histórias de imigrantes nos EUA, criada por Kumail Nanjiani (o Kingo de “Eternos”) e sua parceira Emily V. Gordon. Os dois foram indicados ao Oscar 2018 pelo roteiro de “Doentes de Amor”.

Todas as histórias da atração são inspirados em relatos reais, e focam diferentes aspectos da vida engraçada, romântica, sincera, inspiradora e inesperada dos imigrantes que tentam realizar seu sonho americano.

Além de assinar os roteiros, o casal Nanjiani e Gordon também produz o projeto junto de Alan Yang, co-criador de “Master of None”, e do produtor Lee Eisenberg, da série “SMILF”.

Já o elenco dos novos episódios inclui Faysal Ahmed (“Capitão Phillips”), Mohammad Amiri (“Lutando pela Família”), Michael Chernus (“Severance”), Lee Jung-Eun (“Uma Advogada Extraordinária”), Alan S. Kim (“Minari”), Ki Hong Lee (“Maze Runner”), Phylicia Rashard (“The Cosby Show”), Stacy Rose (“Ballers”), Teresa Ruiz (“Narcos: Mexico”), James Saito (“Altered Carbon”), Sathya Sridharan (“Succession”) e a veterana June Squibb (“Nebraska”)

 

| DRAGON AGE: ABSOLVIÇÃO | NETFLIX

 

A adaptação animada do game da BioWare se passa no mundo místico de Tevinter, habitado por elfos, magos, cavaleiros, templários vermelhos, demônios e outras criaturas místicas. Os episódios acompanham um grupo de magos rebeldes e ladrões que se unem para roubar um artefato perigoso e derrotar uma força sinistra.

Roteiros e produção são de Mairghread Scott, roteirista da série animada dos “Guardiões da Galáxia”, enquanto a animação é realizada pelo estúdio Reddog Culture House, que recentemente fez “The Witcher: Lenda do Lobo” para a Netflix.

Lançada em 2009, a premiada franquia de games de fantasia já teve uma adaptação anterior, “Dragon Age: Redemption”, disponibilizada na web para promover uma atualização do game “Dragon Age II” – o pack “Mark of the Assassin”, de 2011.

 

| FLORDELIS: EM NOME DA MÃE | HBO MAX

 

Realizada simultaneamente à “Flordelis: Questiona ou Adora”, lançada pela Globoplay no início de novembro, a nova atração aproveita o término de um dos julgamentos mais midiáticos do ano no Brasil para incluir nos episódios o veredito do caso.

Dirigida por Suemay Oram (“Bandidos na TV”), a produção tem como tema central o assassinato do marido de Flordelis dos Santos de Souza, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. A também pastora e ex-deputada pelo Rio de Janeiro foi acusada de ter orquestrado o crime, junto com seis de seus mais de 50 filhos e uma neta.

Flordelis ficou conhecida nacionalmente na década 1990 pela adoção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ela ganhou a mídia após adotar 37 crianças que estavam fugindo de um ataque na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A missionária pregava que a família era “seu bem maior”, e com esse discurso foi eleita deputada.

O assassinato do pastor Anderson do Carmo aconteceu em 16 de junho de 2019, quando ele chegou em casa, em Niterói (RJ), e foi alvejado com vários tiros.

A ex-deputada recebeu pena de 50 anos e 28 dias de prisão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio (por tentativas de envenenar a vitima), uso de documento falso (pelo plano de uma carta fraudada) e associação criminosa armada. Além disso, mais sete pessoas foram condenadas pelo crime, incluindo filhos biológicos, adotados e afetivos de Flordelis.

Além do julgamento, a série também apresenta cenas da intimidade da pastora, com acesso exclusivo a sua família e seus amigos mais próximos, além de entrevistar investigadores da polícia, testemunhas-chave e equipes jurídicas de defesa e acusação.