A Disney ultrapassou a marca de US$ 4 bilhões em faturamento com bilheteria em 2022, tornando-se o estúdio que mais faturou nesse ano. A conquista foi impulsionada pelo sucesso recente de “Avatar: O Caminho da Água”, que já arrecadou quase meio bilhão nas bilheterias em menos de uma semana em cartaz.
Até o momento, a Disney acumulou US$ 4,049 bilhões, divididos em US$ 1,7 bilhão no mercado interno e US$ 2,3 bilhões no internacional. Embora o aparente lucro no mercado internacional tenha sido maior, é importante destacar que a porcertagem da bilheteria repassada aos estúdios no exterior é menor.
Os principais lançamentos do estúdio foram “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (que faturou US$ 955 milhões), “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (US$ 789 milhões até o momento), “Thor Amor e Trovão” (US$ 761 milhões) e “Avatar: O Caminho da Água” (US$ 497 milhões até o momento).
Com isso, a Disney lidera mais uma vez o ranking global dos estúdios, assim como o fez em 2021. Este é o oitavo ano em que a Disney atinge a marca de US$ 4 bilhões, mas a bilheteria desse ano é ainda mais significativa porque aponta um grande crescimento em relação ao ano passado, quando o estúdio lucrou “apenas” US$ 2,9 bilhões sob o impacto da pandemia.
Ou seja, o aumento no faturamento significa que o público está retornando aos cinemas.
E, ao que tudo indica, a Disney não deve ter muita dificuldade manter bilheteria superior a US$ 4 bilhões em 2023, considerando potenciais sucessos como “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” e “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, eleito o filme mais aguardado do ano pelo site Fandango.