O apresentador Jô Soares, falecido em agosto deste ano, teve a causa de sua morte revelada. Segundo a certidão de óbito, o ator enfrentou “complicações com a obesidade, que comprometeu parte de seu sistema interno”.
O Notícias da TV obteve acesso público ao documento pelo Hospital Sírio-Libanês nesta quinta-feira (22/12), embora a certidão estivesse emitida desde a morte de Jô.
A publicação apontou que o artista teve “insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação atrial” como a causa definitiva. Em outras palavras, os rins de Jô perderam suas funções básicas, enquanto o coração não bombeava sangue o suficiente.
A certidão de óbito também acusou um estreitamento da abertura da válvula aórtica, que bloqueou a passagem do sangue, que já não estava circulando.
Até então, as informações envolvendo a morte de Jô haviam sido preservadas a pedido do próprio apresentador, conforme explicou a ex-esposa Flávia Pedras.
“Tendo sua morte sido natural e não trágica, felizmente, sendo ele um sujeito elegante na vida, desejamos que a morte dele fosse um pouco mais calma e reservada. Ele se mostrou tanto na vida, estava de bom tamanho. Quis caixão fechado e cremação, tudo rápido, e teve todo meu apoio”, afirmou.
José Eugênio Soares faleceu em 5 de agosto aos 84 anos, após mais de seis décadas dedicadas à carreira de ator, humorista, escritor e diretor.