Brasil fica fora da disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (21/12) as listas dos finalistas de 10 categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Filme Internacional. E a produção mineira “Marte Um”, escolhida […]

Divulgação/Embaúba Filmes

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (21/12) as listas dos finalistas de 10 categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Filme Internacional. E a produção mineira “Marte Um”, escolhida para representar o Brasil na disputa por uma indicação, ficou de fora dessa lista.

A última vez que uma produção brasileira foi indicada à Melhor Filme Internacional aconteceu em 1999, quando a categoria ainda se chamava Melhor Filme em Língua Estrangeira. O feito coube a “Central do Brasil”, que também obteve uma indicação para Fernanda Montenegro como Melhor Atriz. O longa brasileiro perdeu para o italiano “A Vida É Bela”, enquanto Gwyneth Paltrow tirou – controvertidamente – o Oscar de Fernanda com “Shakespeare Apaixonado”.

Dirigido por Gabriel Martins (“Temporada”), “Marte Um” acompanha uma família de periferia que tenta viver seus sonhos. Enquanto a mãe comemora mais trabalhos de faxina, o filho mais novo revela seu desejo de deixar de jogar futebol para virar astrofísico e ir à Marte. O filme foi vencedor do Prêmio do Público, Prêmio Especial do Júri, Melhor Roteiro e Trilha no Festival de Gramado.

“Marte Um” estava concorrendo por uma vaga com outros 92 longas-metragens. Agora, essa lista foi reduzida para apenas 15 títulos.

A relação marca a primeira vez que um filme do Paquistão chegou tão longe. “Joyland”, de Saim Sadiq, já tinha vencido o Prêmio do Júri na mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

Entre os títulos, também se destacam duas produções da Netflix, “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, do mexicano Alejandro Gonzalez Inarritu, e “Nada de Novo no Front”, do alemão Edward Berger, e outros favoritos da temporada, como “Decisão de Partir”, que deu o prêmio de Melhor Direção ao sul-coreano Park Chan-wook no Festival de Cannes, “Argentina, 1985”, do argentino Santiago Mitre, que venceu o Festival de San Sebastian, “Saint Omer”, da francesa Alice Diop, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza, além do austríaco “Corsage”, o belga “Close” e o dinamarquês “Holy Spider”, também premiados em Cannes.

O anúncio dos cinco finalistas será feito no dia 24 de janeiro (quando serão divulgados todos os filmes indicados). Já a premiação do Oscar, apresentada por Jimmy Kimmel, acontecerá no dia 12 de março em Los Angeles.

Veja a lista dos 15 títulos que ainda estão em busca de indicação:

“Argentina, 1985” (Argentina)
“Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades” (México)
“Cairo Conspiracy” (Suécia)
“Close” (Bélgica)
“Corsage” (Áustria)
“Decisão de Partir” (Coreia do Sul)
“Eo” (Polônia)
“Holy Spider” (Dinamarca)
“Joyland” (Paquistão)
“Last Film Show” (Índia)
“Nada de Novo no Front” (Alemanha)
“O Caftan Azul” (Marrocos)
“Return to Seoul” (Camboja)
“Saint Omer” (França)
“The Quiet Girl” (Irlanda)